Pular para o conteúdo principal

O plano de ensino e a construção de conceitos na geografia escolar

O PLANO DE ENSINO E A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS NA GEOGRAFIA ESCOLAR

Santiago Alves de Siqueira

RESUMO


O presente trabalho apresenta uma reflexão sobre a importância pedagógica do plano de ensino para construção de saberes geográficos no ensino fundamental. Nossa perspectiva é ampliar o debate sobre os objetivos e possibilidades da geografia no ensino básico trazendo para a discussão a construção de conceitos como eixo orientador para que a geografia escolar possa cumprir um de seus propósitos: auxiliar os alunos na compreensão do espaço geográfico.

PALAVRAS-CHAVE


Plano de ensino; Construção de conceitos; Geografia escolar

TEXTO COMPLETO:

PDF

REFERÊNCIAS


APPLE, Michael W. Ideologia e currículo. 3ª edição. Porto Alegre: Artmed, 2006. Reimpressão 2008.
CASTELLAR, Sônia; VILHENA, Jeruse. Ensino de Geografia. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
CAVALCANTI, Lana de Souza. A geografia escolar e a cidade: Ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas, SP: Papirus, 2008.
_______. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas, SP: Papirus, 14ª edição, 2010.
_______. O ensino de geografia na escola. Campinas, SP: Papirus, 2012.
CONTRERAS, José. Autonomia do professor. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2012.
COUTO, Marcos Antônio Campos. Pensar por conceitos geográficos. In: CASTELLAR, Sônia (Org.). Educação Geográfica: teorias e práticas docentes. 2. Ed. São Paulo: Contexto, 2006.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro, 8ª ed. Paz e Terra, 1980.
_______. Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
KAERCHER, Nestor André. Se a geografia escolar é um pastel de vento o gato como a geografia crítica. Porto Alegre: Evangraf, 2014.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
PONTUSCHKA, Nídia Nacib; PAGANELLI, Tomoko Iyda; CACETE, Núria Hanglei. Para ensinar e aprender Geografia. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
SANTOS. Milton. Metamorfoses do espaço habitado: Fundamentos teóricos e metodológicos da geografia. 6ª ed. São Paulo: Edusp, 2014.
TONINI, Ivaine Maria. Geografia escolar: uma história sobre seus discursos pedagógicos. Ijuí: Ed. Unijuí, 2003.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diário de Classe

IMPORTÂNCIA DO PREENCHIMENTO CORRETO DO DIÁRIO DE CLASSE
O Diário de Classe é um documento oficial da Unidade Escolar e um instrumento de responsabilidade do PROFESSOR com a finalidade de registrar e documentar a frequência e o aproveitamento individual do aluno regularmente matriculado. É também, o documento de controle e confirmação do trabalho do professor e dos alunos. Devido à sua importância, deverá ser preenchido somente pelo professor de forma cuidadosa, sem rasuras e à caneta. ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR REFERENTES AO DIÁRIO DE CLASSE - Preencher o diário de classe de acordo com as aulas ministradas, conforme as orientações estabelecidas no Regimento Interno da U.E.; - Garantir a clareza e a sequência lógica nos registros dos conteúdos de forma que seja possível identificar a relação entre o diário de classe e o planejamento pedagógico; - Lançar os registros diariamente; - Preencher o diário com letra legível, sem erros ou rasuras; - Não fazer registros a lápis no diário…

Sorriso e Silêncio

A mensagem acima, eu li em um perfil de uma rede social. Fiquei pensando sobre os problemas da simplificação da mensagem que aponta para a ideia de que o silêncio é uma maneira de se evitar os problemas.
Penso que estamos onde estamos por enfrentar os problemas e não evitá-los. As doenças sempre foram um problema para a humanidade e as enfrentamos, a gravidade foi, num passado próximo, um problema e hoje temos satélites em órbita porque ela foi enfrentada e não evitada. 
Na verdade o problema não é, em última análise, o problema. Ademais, quando da existência de um problema, o sorriso não me ajuda muito a resolvê-lo. 
Bons livros, horas de pesquisa e muita dedicação sim, pode me ajudar a resolver um problema.
Sobre o silêncio, outro equívoco, o silêncio não é a maneira de evitar os problemas, pelo contrário, o silêncio pode causar muitos problemas. Vocês lembram do Holocausto? Fruto da loucura de uns e do silêncio de outros.
Uma possível correção da legenda na mensagem acima seria, não fiq…

Prefeito de Florianópolis publica alerta nas redes sociais por causa das chuvas

Fala do prefeito de Florianópolis Gean Loureiro, via redes sociais, sobre a chuva que cai em Florianópolis nas últimas horas.