Pular para o conteúdo principal

Educadores de todo o Pais se unem ao Ato contra as OSs em Goiânia

O ato promovido pelo Sintego trouxe a Goiânia educadores de Mato Grosso do Sul, Sergipe, Minas Gerais, Piauí, DF, São Paulo, Paraná e outros Estados.




Foto: Reprodução/Carta Maior

Uma ação orquestrada por governos da direita, notadamente do PSDB, que pretendem fragilizar as conquistas da classe trabalhadora. É assim que o coordenador do Departamento Nacional de Funcionários da Educação, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Edmilson Lamparina, se referiu à intenção do governador Marconi Perillo de terceirizar as escolas públicas para Organizações Sociais (OSs).

Lamparina foi um dos educadores que se deslocaram até Goiânia na terça-feira (2), em solidariedade à luta dos trabalhadores em educação e estudantes secundaristas contra a privatização das escolas públicas. “Privatização sim. Não tem outro nome pra isso. A intenção é acabar com os concursos públicos e com a carreira do magistério”, disparou o sindicalista.

Presidente da Central Única dos Trabalhadores no Estado de Goiás (CUT-GO), Mauro Rubem declarou que transferir a gestão de escolas públicas para OSs ou para a Polícia Militar (PM) não é solução para melhorar a qualidade do ensino. “É somente uma forma de desviar recursos públicos para a iniciativa privada”, alertou.

A deputada estadual Isaura Lemos (PC do B) também participou do Ato Nacional contra as OSs convocado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego) – filiado à CUT-GO – e que se concentrou na Praça Cívica. “Estão promovendo o desmonte da educação pública. O PC do B vai chamar uma audiência pública na Assembleia Legislativa para apontar as mentiras que vêm sendo ditas pelo governo estadual na televisão, procurando confundir a população”, disse.

A também deputada estadual Adriana Accorsi (PT) também esteve na Praça Cívica para colocar o seu mandato à disposição de educadores e estudantes. “O governo estadual não dialoga com a sociedade. Para piorar, tem uma pegadinha na legislação. Enquanto as terceirizações feitas pelo governo federal têm uma cláusula que prevê o sequestro de bens das OS e seus administradores em caso de corrupção. Na de Goiás não há qualquer referência a ressarcimento ao erário”, denunciou.


REAÇÃO

O ato promovido pelo Sintego trouxe a Goiânia educadores de Mato Grosso do Sul, Sergipe, Minas Gerais, Piauí, Distrito Federal, São Paulo, Paraná e outros Estados. Todos foram unânimes em afirmar que as OSs abrem a porta das escolas para a entrada do capital, do dinheiro e colocam na condução dos rumos da educação pessoas que não têm nenhum compromisso com o setor.

Professores e estudantes se juntaram trabalhadores de outras áreas como os servidores federais que atuam em Goiás e das Centrais Elétricas de Goiás, que lutam contra a privatização da empresa. “Esta é uma luta conjunta da classe trabalhadora do campo e da cidade”, pontuou João Maria de Oliveira, diretor do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas do Estado de Goiás (Stiueg), lembrando a presença da companheirada do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).


Fonte: Carta Maior (editado). Originalmente publicado em <http://cartamaior.com.br/?/Editoria/Educacao/Educadores-de-todo-o-Pais-se-unem-ao-Ato-contra-as-OSs-em-Goiania/13/35429>. Acesso em 19/02/2016.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diário de Classe

IMPORTÂNCIA DO PREENCHIMENTO CORRETO DO DIÁRIO DE CLASSE
O Diário de Classe é um documento oficial da Unidade Escolar e um instrumento de responsabilidade do PROFESSOR com a finalidade de registrar e documentar a frequência e o aproveitamento individual do aluno regularmente matriculado. É também, o documento de controle e confirmação do trabalho do professor e dos alunos. Devido à sua importância, deverá ser preenchido somente pelo professor de forma cuidadosa, sem rasuras e à caneta. ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR REFERENTES AO DIÁRIO DE CLASSE - Preencher o diário de classe de acordo com as aulas ministradas, conforme as orientações estabelecidas no Regimento Interno da U.E.; - Garantir a clareza e a sequência lógica nos registros dos conteúdos de forma que seja possível identificar a relação entre o diário de classe e o planejamento pedagógico; - Lançar os registros diariamente; - Preencher o diário com letra legível, sem erros ou rasuras; - Não fazer registros a lápis no diário…

Como configurar teclado do tablet S3 para acentuar em português

A configuração da capa teclado para o tablet S3 gera muita confusão. Nem mesmo os atendentes da Samsung souberam configurar o produto em loja e o atendimento pelo telefone foi pior, resultado: vamos aprender sozinhos.

Há alguns tutoriais aqui na internet solicitando para instalar um APP que faz uma "gambiarra" onde você precisa digitar certos códigos para conseguir grafar com "ç", "á" "ã" ou qualquer outro acentuação em língua portuguesa do Brasil. Como dira aquelas propagandas tipo "Polishop" (não sei se é assim que se escreve, mas você entendeu), então como dizem os programas deste estilo "esqueçam tudo"!



Vamos direto ao ponto: conecte o teclado físico no seu tablet, entre em configurações depois vá em Gerenciamento geral (onde há idioma e entrada); clique me idioma e entrada e depois clique em teclado físico, posteriormente procure e selecione "Brasileiro". De fábrica o teclado vem selecionado Português, mas isso n…

O conceito de Paisagem, lugar, território e Região

A Geografia assim como outras ciências também possui conceitos que são fundamentais para o seu estudo sendo eles a Paisagem, lugar, território e a Região.

Espaço: No senso comum o espaço denota as estrelas, às distâncias de um lugar a outro, ou ainda, o tamanho ocupado pelos objetos e pessoas. O espaço se constitui de diferentes formas e estas, por sua vez, apresentam alguma relação com as pessoas que o habitam. O exemplo disso é percebido a sua volta a partir da observação dos elementos existentes na sua localidade, próximo a sua moradia, as ruas, as avenidas, as casas, os prédios comerciais, residenciais e industriais os quais apresentam serventia ao Homem. Pelas ruas nos deslocamos. As casas servem de abrigo e moradia, os prédios podem conter lojas e indústrias e nestes se encontram o local de trabalho de grande parte da população.
Lugar: É onde as dinâmicas das relações dos indivíduos são de proximidade e vivências diretas e, ainda, onde cada pessoa busca as referências pe…