Pular para o conteúdo principal

Mais de 30 mil pessoas já foram afetadas por chuvas na Região Sul do país

Mais de 30 mil pessoas foram afetadas pelos temporais que vêm atingindo a Região Sul do país desde a última sexta-feira, segundo as defesas civis dos três estados. A previsão é que as chuvas continuem hoje (15), com mais intensidade no Paraná e em Santa Catarina. O Instituto Nacional de Meteorologia, emitiu alerta de grande perigo para os estados devido ao acumulado de chuvas e risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, incidência de descargas elétricas e granizo.
Divulgação/Defesa Civil do Paraná

No Paraná, 24.653 mil pessoas foram afetadas em 44 municípios, 248 estão desalojadas ou desabrigadas. Uma pessoa morreu e 71 ficaram feridas; mais de três mil casas foram danificadas e 11 foram destruídas.

O Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) confirmou ontem (14) a formação de um tornado na noite de segunda-feira (13) em Francisco Beltrão. Uma supercélula ganhou força e chegou ao município com intensidade compatível a tempestade extrema, configurando o mesociclone - ar que sobe e gira em torno de um eixo vertical de aproximadamente 2 a 10 km de diâmetro - . Conforme o radar meteorológico do Simepar de Cascavel as rajadas de vento estimadas chegaram a 120 quilômetros por hora. O órgão ressaltou que tornados não ocorrem com frequência na nossa climatologia e que outras formações podem ser tão intensas quanto essa.
Em Santa Catarina, as chuvas afetaram 2.870 pessoas em 45 municípios, 64 estão desalojadas ou desabrigadas. Oito pessoas ficaram feridas e duas morreram. A Defesa Civil do estado contabilizou mais de 900 estruturas danificadas ou destruídas, entre residências, edificações públicas e infraestruturas. O abastecimento de água está comprometido devido ao excesso de terra e galhos de árvores trazidos pelos rios, o que prejudica as captações de água em 13 municípios.
Há risco de inundações no Rio Uruguai e o nível do rio em Itapiranga atingiu o pico em 11,48 metros hoje e está baixando lentamente. A Defesa Civil alertou para maiores riscos de alagamentos e inundações nos municípios de Maravilha, Chapecó, Xaxim e arredores onde foram registrados os maiores acumulados de chuvas nas últimas horas.
No Rio Grande do Sul o número de pessoas afetadas subiu para 3.180 em 36 municípios, 684 estão em abrigos. As chuvas permanecem nas regiões Nordeste, Serra e Litoral Norte do estado. Segundo o governo do estado, no município de Esteio a situação é mais crítica e a prefeitura decretou situação de emergência. Os municípios de Rolante e Riozinho também estão em situação de emergência.
A previsão de aumento da vazão do Rio Uruguai acarreta uma preocupação extra com os municípios de Iraí, São Borja, Uruguaiana, Itaqui e Barra do Quaraí.Fonte: Empresa Brasil de Comunicação S/A - EBC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diário de Classe

IMPORTÂNCIA DO PREENCHIMENTO CORRETO DO DIÁRIO DE CLASSE
O Diário de Classe é um documento oficial da Unidade Escolar e um instrumento de responsabilidade do PROFESSOR com a finalidade de registrar e documentar a frequência e o aproveitamento individual do aluno regularmente matriculado. É também, o documento de controle e confirmação do trabalho do professor e dos alunos. Devido à sua importância, deverá ser preenchido somente pelo professor de forma cuidadosa, sem rasuras e à caneta. ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR REFERENTES AO DIÁRIO DE CLASSE - Preencher o diário de classe de acordo com as aulas ministradas, conforme as orientações estabelecidas no Regimento Interno da U.E.; - Garantir a clareza e a sequência lógica nos registros dos conteúdos de forma que seja possível identificar a relação entre o diário de classe e o planejamento pedagógico; - Lançar os registros diariamente; - Preencher o diário com letra legível, sem erros ou rasuras; - Não fazer registros a lápis no diário…

Como configurar teclado do tablet S3 para acentuar em português

A configuração da capa teclado para o tablet S3 gera muita confusão. Nem mesmo os atendentes da Samsung souberam configurar o produto em loja e o atendimento pelo telefone foi pior, resultado: vamos aprender sozinhos.

Há alguns tutoriais aqui na internet solicitando para instalar um APP que faz uma "gambiarra" onde você precisa digitar certos códigos para conseguir grafar com "ç", "á" "ã" ou qualquer outro acentuação em língua portuguesa do Brasil. Como dira aquelas propagandas tipo "Polishop" (não sei se é assim que se escreve, mas você entendeu), então como dizem os programas deste estilo "esqueçam tudo"!



Vamos direto ao ponto: conecte o teclado físico no seu tablet, entre em configurações depois vá em Gerenciamento geral (onde há idioma e entrada); clique me idioma e entrada e depois clique em teclado físico, posteriormente procure e selecione "Brasileiro". De fábrica o teclado vem selecionado Português, mas isso n…

O conceito de Paisagem, lugar, território e Região

A Geografia assim como outras ciências também possui conceitos que são fundamentais para o seu estudo sendo eles a Paisagem, lugar, território e a Região.

Espaço: No senso comum o espaço denota as estrelas, às distâncias de um lugar a outro, ou ainda, o tamanho ocupado pelos objetos e pessoas. O espaço se constitui de diferentes formas e estas, por sua vez, apresentam alguma relação com as pessoas que o habitam. O exemplo disso é percebido a sua volta a partir da observação dos elementos existentes na sua localidade, próximo a sua moradia, as ruas, as avenidas, as casas, os prédios comerciais, residenciais e industriais os quais apresentam serventia ao Homem. Pelas ruas nos deslocamos. As casas servem de abrigo e moradia, os prédios podem conter lojas e indústrias e nestes se encontram o local de trabalho de grande parte da população.
Lugar: É onde as dinâmicas das relações dos indivíduos são de proximidade e vivências diretas e, ainda, onde cada pessoa busca as referências pe…