Pular para o conteúdo principal

Elevar punição de menor é erro, diz ministro

Para especialistas presentes a audiência, a crença da população de que os menores infratores não são punidos decorre do desconhecimento das medidas previstas no ECA

Elevar punição de menor é erro, diz ministro

O ministro da Secretaria de Direitos Humanos, Pepe Vargas, disse ontem que é um equívoco tentar resolver o problema da segurança pública com aumento de punições aos menores. A declaração foi feita durante audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), na qual foi apresentada pesquisa do DataSenado que mostrou apoio de 85% dos entrevistados à redução da maioridade penal.

— Achar que só aumentar penalidades vai resolver o problema de segurança é profundamente equivocado. Tem que ter uma abordagem mais ampla para haver mais efetividade — alertou o ministro.

O aumento da punição para jovens infratores é tema de proposições que tramitam no Congresso, como a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 171/1993, que reduz a maioridade penal, aprovada em primeiro turno na Câmara.

No Senado, foi aprovado nesta semana o PLS 333/2015, que estende o tempo de internação para até dez anos em casos específicos.

— Ainda é tempo de a sociedade fazer um debate. Se colocarmos os adolescentes no sistema prisional de adultos, em vez de reduzir a criminalidade, ela vai aumentar por uma razão muitos simples: no sistema prisional de adultos, há facções do crime organizadas. O adolescente não terá outra alternativa a não ser se colocar sob o manto de uma dessas facções.

Fonte: Jornal do Senado. Brasília, sexta-feira, 17 de julho de 2015. (editado).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diário de Classe

IMPORTÂNCIA DO PREENCHIMENTO CORRETO DO DIÁRIO DE CLASSE
O Diário de Classe é um documento oficial da Unidade Escolar e um instrumento de responsabilidade do PROFESSOR com a finalidade de registrar e documentar a frequência e o aproveitamento individual do aluno regularmente matriculado. É também, o documento de controle e confirmação do trabalho do professor e dos alunos. Devido à sua importância, deverá ser preenchido somente pelo professor de forma cuidadosa, sem rasuras e à caneta. ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR REFERENTES AO DIÁRIO DE CLASSE - Preencher o diário de classe de acordo com as aulas ministradas, conforme as orientações estabelecidas no Regimento Interno da U.E.; - Garantir a clareza e a sequência lógica nos registros dos conteúdos de forma que seja possível identificar a relação entre o diário de classe e o planejamento pedagógico; - Lançar os registros diariamente; - Preencher o diário com letra legível, sem erros ou rasuras; - Não fazer registros a lápis no diário…

Sorriso e Silêncio

A mensagem acima, eu li em um perfil de uma rede social. Fiquei pensando sobre os problemas da simplificação da mensagem que aponta para a ideia de que o silêncio é uma maneira de se evitar os problemas.
Penso que estamos onde estamos por enfrentar os problemas e não evitá-los. As doenças sempre foram um problema para a humanidade e as enfrentamos, a gravidade foi, num passado próximo, um problema e hoje temos satélites em órbita porque ela foi enfrentada e não evitada. 
Na verdade o problema não é, em última análise, o problema. Ademais, quando da existência de um problema, o sorriso não me ajuda muito a resolvê-lo. 
Bons livros, horas de pesquisa e muita dedicação sim, pode me ajudar a resolver um problema.
Sobre o silêncio, outro equívoco, o silêncio não é a maneira de evitar os problemas, pelo contrário, o silêncio pode causar muitos problemas. Vocês lembram do Holocausto? Fruto da loucura de uns e do silêncio de outros.
Uma possível correção da legenda na mensagem acima seria, não fiq…

Prefeito de Florianópolis publica alerta nas redes sociais por causa das chuvas

Fala do prefeito de Florianópolis Gean Loureiro, via redes sociais, sobre a chuva que cai em Florianópolis nas últimas horas.