Pular para o conteúdo principal

Calendário astronômico 2015

Reproduzimos aqui, com informações do Portal EBC, o calendário astronômico de 2015. Entre os principais destaques estão os dois eclipses solares e dois eclipses lunares (também chamados de luas sangrentas). Os fenômenos solares acontecem em março (total) e setembro (parcial). As luas sangrentas ocorrem em abril e setembro. Desses eclipses, apenas o lunar de 28 de setembro poderá ser visto do Brasil.
Também será possível ver planetas em oposição ao sol em 2015. Neste ano, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno ficarão em face ao sol para quem está na Terra. O fenômeno possibilita uma melhor visualização dos planetas.

Calendário astronômico de 2015

  • Janeiro

    03Chuva de meteoros Quadrantids
    30Cometa Pons-Winnecke passa pela Terra
  • Fevereiro

    Sem dia definidoDawn pousará em Ceres
    O veículo espacial Dawn, da Nasa, deve pousar no planeta anão Ceres no mês de fevereiro deste ano. Será a primeira vez que serão coletadas imagens do asteroide que fica entre Vênus e Marte.
    06Júpiter entra em oposição
    No dia 6 de fevereiro, Júpiter poderá ser visto com mais facilidade da Terra por estar em oposição ao Sol. Isso significa que a Terra ficará exatamente entre Júpiter e o Sol. Será possível ver o planeta gigante com telescópios de médio alcance.
    22Conjunção de Vênus e Marte
    Vênus ficará próximo de Marte neste dia.
  • Março

    02Cometa d’Arrest passa pela Terra
    20Eclipse solar total
    No dia 20, acontece um eclipse solar total. O fenômeno, em que a Lua fica entre a Terra e o Sol, deve durar 2 minutos e poderá ser visto da Europa, Ásia e África. No Brasil, não será possível ver o fenômeno.
  • Abril

    04Eclipse lunar
    A primeira “Lua Sangrenta” de 2015 acontece no início de abril e não poderá ser visto no Brasil. O fenômeno em que o Sol cobre a Lua totalmente vai durar apenas cinco minutos e poderá ser visto da Ásia, região do Pacífico e América do Norte.
    22Chuva de meteoros Lírida
  • Maio

    5Chuva de meteoros Eta Aquárídas
    23Saturno entra em oposição
    No dia 23 de maio o planeta dos anéis entra em oposição ao Sol. Isso significa que a Terra ficará, neste dia, exatamente entre Saturno e o Sol. Com isso, será mais fácil enxergar o planeta e seus anéis.
  • Junho

    16Asteroide 1566 Icarus passa pela Terra
    30Dia do Asteroide
    Cientistas, astronautas e estudiosos criaram um dia para o mundo científico criar alternativas para aumentar o mapeamento de asteroides que passam pela Terra. O Asteroid Day vai apontar para o risco de não se monitorar os fenômenos. Um exemplo que será citado será o asteroide que caiu na Rússia em 2013 e deixou cerca de mil feridos.
  • Julho

    14New Horizons deve pousar em Plutão
    Depois de 9 anos e meio de jornada, o veículo espacial New Horizons deve pousar em Plutão no dia 14 de julho. Será a primeira vez que um veículo espacial chegará ao planeta anão (que já teve status de planeta). Depois de passar por Plutão, o New Horizons deve continuar viagem.
    29Chuva de meteoros Delta Aquárida
  • Agosto

    01Chuva de meteoros Alfa Capricórnideos
    06Chuva de meteoros Iota Aquárida Sul
    12Chuva de meteoros Perseidas
    13Cometa Churyumov-Gerasimenko passa pela Terra
    25Chuva de meteoros Iota Aquárida Norte
  • Setembro

    Netuno entra em oposição
    O planeta azul entra em oposição ao Sol (da visão da Terra) no dia 1º de setembro. Este será o melhor momento para ver e fotografar o planeta.
    13Eclipse solar parcial
    No dia 13 de setembro, o Lua cobrirá o Sol parcialmente. Será possível ver o fenômeno na região sul da África, no sul da Ásia e na Antártica. Não será possível ver o fenômeno do Brasil.
    28Eclipse lunar – Lua Sangrenta
    O único eclipse possível de ser visto do Brasil em 2014 será o que ocorre no dia 28 de setembro. Nele, o sol cobrirá a Lua (que ficará em um tom avermelhado) totalmente durante 1h12min. Além das Américas, a Europa, África e oeste da Ásia poderão assistir ao fenômeno.
  • Outubro

    09Chuva de meteoros Draconid
    11Urano entra em oposição
    No dia 11 de outubro, Urano ficará exatamente na posição oposta ao Sol (na visão da Terra). Este será o melhor momento para ver o planeta. Para isso, será necessário telescópios potentes.
    21Chuva de meteoros Oriônidas
    26Conjunção de Vênus e Júpiter
    Neste dia, Vênus e Júpiter aparecerão próximos pela visão da Terra.
    28Conjunção de Vênus, Marte e Júpiter
    Neste dia, os três planetas formarão um triângulo no céu. É a única vez do ano em que três planetas poderão ser vistos próximos.
  • Novembro

    03Chuva de meteoros Taurid Sul
    17Chuva de meteoros Leônidas
  • Dezembro

    07Conjunção entre a Lua e Vênus
    Neste dia, Vênus poderá ser visto próximo a Lua
    13Chuva de meteoros Geminídas
    22Chuva de meteoros Ursids

    Fonte:Portal EBC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diário de Classe

IMPORTÂNCIA DO PREENCHIMENTO CORRETO DO DIÁRIO DE CLASSE
O Diário de Classe é um documento oficial da Unidade Escolar e um instrumento de responsabilidade do PROFESSOR com a finalidade de registrar e documentar a frequência e o aproveitamento individual do aluno regularmente matriculado. É também, o documento de controle e confirmação do trabalho do professor e dos alunos. Devido à sua importância, deverá ser preenchido somente pelo professor de forma cuidadosa, sem rasuras e à caneta. ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR REFERENTES AO DIÁRIO DE CLASSE - Preencher o diário de classe de acordo com as aulas ministradas, conforme as orientações estabelecidas no Regimento Interno da U.E.; - Garantir a clareza e a sequência lógica nos registros dos conteúdos de forma que seja possível identificar a relação entre o diário de classe e o planejamento pedagógico; - Lançar os registros diariamente; - Preencher o diário com letra legível, sem erros ou rasuras; - Não fazer registros a lápis no diário…

Como configurar teclado do tablet S3 para acentuar em português

A configuração da capa teclado para o tablet S3 gera muita confusão. Nem mesmo os atendentes da Samsung souberam configurar o produto em loja e o atendimento pelo telefone foi pior, resultado: vamos aprender sozinhos.

Há alguns tutoriais aqui na internet solicitando para instalar um APP que faz uma "gambiarra" onde você precisa digitar certos códigos para conseguir grafar com "ç", "á" "ã" ou qualquer outro acentuação em língua portuguesa do Brasil. Como dira aquelas propagandas tipo "Polishop" (não sei se é assim que se escreve, mas você entendeu), então como dizem os programas deste estilo "esqueçam tudo"!



Vamos direto ao ponto: conecte o teclado físico no seu tablet, entre em configurações depois vá em Gerenciamento geral (onde há idioma e entrada); clique me idioma e entrada e depois clique em teclado físico, posteriormente procure e selecione "Brasileiro". De fábrica o teclado vem selecionado Português, mas isso n…

Sorriso e Silêncio

A mensagem acima, eu li em um perfil de uma rede social. Fiquei pensando sobre os problemas da simplificação da mensagem que aponta para a ideia de que o silêncio é uma maneira de se evitar os problemas.
Penso que estamos onde estamos por enfrentar os problemas e não evitá-los. As doenças sempre foram um problema para a humanidade e as enfrentamos, a gravidade foi, num passado próximo, um problema e hoje temos satélites em órbita porque ela foi enfrentada e não evitada. 
Na verdade o problema não é, em última análise, o problema. Ademais, quando da existência de um problema, o sorriso não me ajuda muito a resolvê-lo. 
Bons livros, horas de pesquisa e muita dedicação sim, pode me ajudar a resolver um problema.
Sobre o silêncio, outro equívoco, o silêncio não é a maneira de evitar os problemas, pelo contrário, o silêncio pode causar muitos problemas. Vocês lembram do Holocausto? Fruto da loucura de uns e do silêncio de outros.
Uma possível correção da legenda na mensagem acima seria, não fiq…