Pular para o conteúdo principal

Carta de um imigrante

Os alunos do 7º ano foram estimulados a escrever uma carta imaginando que é um imigrante que veio para o Brasil no auge da imigração, no início do século XX. O objetivo é fazer com que o aluno compreenda a importância que a imigração teve no aumento da população brasileira bem como na ocupação do território e contribuição para o desenvolvimento econômico, além de tentar compreender como era diferente o modo de vida no início do século passado.

Os textos, digo, as cartas estão chegando, e aqui estarão sendo publicados.

Queridos familiares, aqui no Brasil eu trabalho na colheita do café, mas quando cheguei aqui,  fiquei um pouco preocupado e me perguntando -Será que vai ter um lugar para mim? – mas, descobri que tinha de sobra. Ainda tem muita gente vindo, todas elas desembarcam no Porto de Santos.
Se vocês quiserem vir serão todos bem vindos.
Abraços Arthur.

por: LAIS SOUZA DA SILVA – Turma 71 de 2013.

*****************************************************************

Querida família,

Estou tentando escrever para vocês já faz algum tempo, mas não era possível, há muito trabalho, e lugares para conhecer. Estou num país chamado Brasil, demorei algum tempo para me acostumar com o idioma, mas estou me saindo bem. Andei estudando algumas coisas por aqui, não há como viver num lugar sem saber um pouco da história, não é verdade? Estou na região Sul do Brasil, num estado chamado Santa Catarina, e estou trabalhando em uma lavoura de café, eu sei “coisa de homem”, como papai diria, mas aqui não há nada que separe os trabalhos, é claro recebemos menos que os homens, mas não há tanta discriminação. Gostaria que vocês viessem me visitar, recomendo aparecer pelo mês de janeiro, quando o clima é mais quente. Então é isso, desculpe não informar mais, como já disse, tenho muito trabalho.

por: NATHALIA HELENA DA SILVA – Turma 71 de 2013.

******************************************************************

Queridos Familiares.

Depois de muitos dias e horas viajando desembarquei no Porto de Santos pela manhã.
Pessoas para todo lado, achei que não haveria lugar para mim, achei errado pois tenho um emprego de lavadeira e um lugar para morar por 1 ano, não é aquilo que esperava, e sim o que consigo manter.

Mas acho que até lá vou ficar bem!

Abraços Maria.

por: TÉSSINI VITÓRIA DO ESPÍRITO SANTO – Turma 71 de 2013.

*******************************************************************

ESTER MARIA GONÇALVES LIMA T75 2013

por: ESTER MARIA GONÇALVES LIMA – Turma 75 de 2013

*******************************************************************

MARIA EDUARDA GONÇALVES T71 2013

por: MARIA EDUARDA GONÇALVES – Turma 71 de 2013

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diário de Classe

IMPORTÂNCIA DO PREENCHIMENTO CORRETO DO DIÁRIO DE CLASSE
O Diário de Classe é um documento oficial da Unidade Escolar e um instrumento de responsabilidade do PROFESSOR com a finalidade de registrar e documentar a frequência e o aproveitamento individual do aluno regularmente matriculado. É também, o documento de controle e confirmação do trabalho do professor e dos alunos. Devido à sua importância, deverá ser preenchido somente pelo professor de forma cuidadosa, sem rasuras e à caneta. ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR REFERENTES AO DIÁRIO DE CLASSE - Preencher o diário de classe de acordo com as aulas ministradas, conforme as orientações estabelecidas no Regimento Interno da U.E.; - Garantir a clareza e a sequência lógica nos registros dos conteúdos de forma que seja possível identificar a relação entre o diário de classe e o planejamento pedagógico; - Lançar os registros diariamente; - Preencher o diário com letra legível, sem erros ou rasuras; - Não fazer registros a lápis no diário…

Como configurar teclado do tablet S3 para acentuar em português

A configuração da capa teclado para o tablet S3 gera muita confusão. Nem mesmo os atendentes da Samsung souberam configurar o produto em loja e o atendimento pelo telefone foi pior, resultado: vamos aprender sozinhos.

Há alguns tutoriais aqui na internet solicitando para instalar um APP que faz uma "gambiarra" onde você precisa digitar certos códigos para conseguir grafar com "ç", "á" "ã" ou qualquer outro acentuação em língua portuguesa do Brasil. Como dira aquelas propagandas tipo "Polishop" (não sei se é assim que se escreve, mas você entendeu), então como dizem os programas deste estilo "esqueçam tudo"!



Vamos direto ao ponto: conecte o teclado físico no seu tablet, entre em configurações depois vá em Gerenciamento geral (onde há idioma e entrada); clique me idioma e entrada e depois clique em teclado físico, posteriormente procure e selecione "Brasileiro". De fábrica o teclado vem selecionado Português, mas isso n…

O conceito de Paisagem, lugar, território e Região

A Geografia assim como outras ciências também possui conceitos que são fundamentais para o seu estudo sendo eles a Paisagem, lugar, território e a Região.

Espaço: No senso comum o espaço denota as estrelas, às distâncias de um lugar a outro, ou ainda, o tamanho ocupado pelos objetos e pessoas. O espaço se constitui de diferentes formas e estas, por sua vez, apresentam alguma relação com as pessoas que o habitam. O exemplo disso é percebido a sua volta a partir da observação dos elementos existentes na sua localidade, próximo a sua moradia, as ruas, as avenidas, as casas, os prédios comerciais, residenciais e industriais os quais apresentam serventia ao Homem. Pelas ruas nos deslocamos. As casas servem de abrigo e moradia, os prédios podem conter lojas e indústrias e nestes se encontram o local de trabalho de grande parte da população.
Lugar: É onde as dinâmicas das relações dos indivíduos são de proximidade e vivências diretas e, ainda, onde cada pessoa busca as referências pe…