Pular para o conteúdo principal

REGIONALIZAÇÃO - Divisão pelo domínio climático

REGIONALIZAÇÃO
Divisão pelo domínio climático
Outra forma de regionalizar o mundo é considerar os aspectos naturais que formam a paisagem: o relevo[1], o clima, a vegetação, o solo e a hidrografia[2]. Esses elementos interagem e formam paisagens diferenciadas.
Nessa regionalização, um dos elementos naturais mais importantes é o clima, pois ele interfere nos tipos de vegetação e de solo, na forma de relevo, no regime dos rios e na forma de ocupação humana, influenciando inclusive algumas atividades econômicas.

Essa divisão é baseada, sobretudo, nas zonas climáticas da Terra, como podemos observar a seguir.


Dividir o mundo pelos domínios da natureza, no caso o climático, é muito relativo. O que percebemos é que os aspectos naturais não são estáticos e imutáveis. Não podemos afirmar, por exemplo, que há desertos apenas nas áreas tropicais, quando também os encontramos em áreas de zona temperada. Nem tampouco podemos afirmar que em toda a região tropical fará calor o ano todo.
 
Também temos que considerar que a ação do homem no meio ambiente tem provocado alterações climáticas no planeta, contribuindo para a relatividade na classificação por domínios naturais. As estações do ano já não são regulares; podemos ter geadas em áreas até então consideradas livres desse fenômeno, calor exagerado em áreas temperadas, ciclones, furacões e tornados com maiores frequências, além de outras mudanças.
Outro exemplo em que percebemos essa alteração é o que ocorre no continente africano. A derrubada das matas às margens dos desertos africanos, provocada pela expansão da pecuária. E o crescimento populacional vem aumentando as áreas desérticas.



Foto Reprodução: navios encalhados no Mar de Aral.

No continente asiático, o mar Aral, localizado entre as Repúblicas do Uzbequistão e do Cazaquistão, é um dos maiores exemplos da degradação que o homem provoca no meio ambiente. Esse mar é um lago salgado que está secando.
Tempos atrás o governo da antiga União Soviética implantou um sistema de irrigação da lavoura de algodão no país, utilizando dois rios que o alimentavam: o Syr-Daria e Amu-Daria. O resultado foi um grande impacto ambiental, pois o lago, com menor alimentação das águas desses rios, diminuiu seu tamanho, tendo diminuído também as espécies animais que habitam a região. 

Verificando a Aprendizagem
Folha de exercícios
Disciplina de Geografia
Professor Santiago Alves de Siqueira
Estudante:___________________________ Turma ___   Data ____/____/_____.
(responder utilizando caneta cor azul ou preta)
  1. Cite e localize as zonas climáticas da Terra.
  1. De que maneira a ação humana tem provocado alterações no meio ambiente? Cite um exemplo e explique-o.
  1. No mapa abaixo pinte as Zonas Térmicas identificando-as na legenda.


[1] Relevo: diversidade de aspectos da superfície da crosta terrestre, ou seja, o conjunto dos desnivelamentos da superfície do globo.
[2] Hidrografia: estudo das águas continentais e oceânicas do globo terrestre.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diário de Classe

IMPORTÂNCIA DO PREENCHIMENTO CORRETO DO DIÁRIO DE CLASSE
O Diário de Classe é um documento oficial da Unidade Escolar e um instrumento de responsabilidade do PROFESSOR com a finalidade de registrar e documentar a frequência e o aproveitamento individual do aluno regularmente matriculado. É também, o documento de controle e confirmação do trabalho do professor e dos alunos. Devido à sua importância, deverá ser preenchido somente pelo professor de forma cuidadosa, sem rasuras e à caneta. ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR REFERENTES AO DIÁRIO DE CLASSE - Preencher o diário de classe de acordo com as aulas ministradas, conforme as orientações estabelecidas no Regimento Interno da U.E.; - Garantir a clareza e a sequência lógica nos registros dos conteúdos de forma que seja possível identificar a relação entre o diário de classe e o planejamento pedagógico; - Lançar os registros diariamente; - Preencher o diário com letra legível, sem erros ou rasuras; - Não fazer registros a lápis no diário…

Como configurar teclado do tablet S3 para acentuar em português

A configuração da capa teclado para o tablet S3 gera muita confusão. Nem mesmo os atendentes da Samsung souberam configurar o produto em loja e o atendimento pelo telefone foi pior, resultado: vamos aprender sozinhos.

Há alguns tutoriais aqui na internet solicitando para instalar um APP que faz uma "gambiarra" onde você precisa digitar certos códigos para conseguir grafar com "ç", "á" "ã" ou qualquer outro acentuação em língua portuguesa do Brasil. Como dira aquelas propagandas tipo "Polishop" (não sei se é assim que se escreve, mas você entendeu), então como dizem os programas deste estilo "esqueçam tudo"!



Vamos direto ao ponto: conecte o teclado físico no seu tablet, entre em configurações depois vá em Gerenciamento geral (onde há idioma e entrada); clique me idioma e entrada e depois clique em teclado físico, posteriormente procure e selecione "Brasileiro". De fábrica o teclado vem selecionado Português, mas isso n…

O conceito de Paisagem, lugar, território e Região

A Geografia assim como outras ciências também possui conceitos que são fundamentais para o seu estudo sendo eles a Paisagem, lugar, território e a Região.

Espaço: No senso comum o espaço denota as estrelas, às distâncias de um lugar a outro, ou ainda, o tamanho ocupado pelos objetos e pessoas. O espaço se constitui de diferentes formas e estas, por sua vez, apresentam alguma relação com as pessoas que o habitam. O exemplo disso é percebido a sua volta a partir da observação dos elementos existentes na sua localidade, próximo a sua moradia, as ruas, as avenidas, as casas, os prédios comerciais, residenciais e industriais os quais apresentam serventia ao Homem. Pelas ruas nos deslocamos. As casas servem de abrigo e moradia, os prédios podem conter lojas e indústrias e nestes se encontram o local de trabalho de grande parte da população.
Lugar: É onde as dinâmicas das relações dos indivíduos são de proximidade e vivências diretas e, ainda, onde cada pessoa busca as referências pe…