Pular para o conteúdo principal

Senado reforça campanha nacional antirracismo

O Senado aderiu à campanha Igualdade Racial é pra Valer, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir). Lançada no ano passado, a iniciativa busca chamar a atenção para a discriminação e incentivar ações do Estado, do setor privado e da sociedade contra o racismo.

O presidente do Senado, José Sarney, assinou ontem o termo de adesão. Na solenidade, foi apresentado o cronograma das ações que deverão ser realizadas pelo Senado até fevereiro de 2015 — como campanhas de divulgação do Estatuto da Igualdade Racial e cursos a distância no Instituto Legislativo Brasileiro (ILB).

Antes mesmo da assinatura do acordo, o Senado e a Secretaria da Igualdade Racial já haviam colocado a parceria em prática. O primeiro resultado foi a pesquisa sobre a violência contra a juventude negra, coordenada pela Secretaria de Opinião Pública do Senado e aplicada pelo DataSenado.

A ministra da Igualdade Racial, Luiza Bairros, elogiou a realização da pesquisa. Segundo ela, dados ajudam na elaboração de políticas públicas.

José Sarney disse que é preciso agir para acabar com as desigualdades raciais:

— Desde que cheguei ao Congresso Nacional, tenho apoiado todos os movimentos a favor da igualdade racial.

O presidente do Senado citou ações dele como presidente da República (1985-1990), incluindo a criação da Fundação Palmares e o rompimento das relações culturais com a África do Sul, por causa do apartheid.

Segundo a diretora-geral do Senado, Doris Peixoto, o convênio firmado com a Seppir reforça iniciativas que já são realizadas internamente na Casa, como o Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça:

— Ainda há muito a ser feito, mas isso demonstra o compromisso do Senado com a igualdade racial.

Também participaram da solenidade os deputados federais Luiz Alberto (PT-BA), Benedita da Silva (PT-RJ) e Janete Pietá (PT-SP).

Fonte: Jornal do Senado
Foto: Santiago Siqueira /
www.santiago.pro.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diário de Classe

IMPORTÂNCIA DO PREENCHIMENTO CORRETO DO DIÁRIO DE CLASSE
O Diário de Classe é um documento oficial da Unidade Escolar e um instrumento de responsabilidade do PROFESSOR com a finalidade de registrar e documentar a frequência e o aproveitamento individual do aluno regularmente matriculado. É também, o documento de controle e confirmação do trabalho do professor e dos alunos. Devido à sua importância, deverá ser preenchido somente pelo professor de forma cuidadosa, sem rasuras e à caneta. ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR REFERENTES AO DIÁRIO DE CLASSE - Preencher o diário de classe de acordo com as aulas ministradas, conforme as orientações estabelecidas no Regimento Interno da U.E.; - Garantir a clareza e a sequência lógica nos registros dos conteúdos de forma que seja possível identificar a relação entre o diário de classe e o planejamento pedagógico; - Lançar os registros diariamente; - Preencher o diário com letra legível, sem erros ou rasuras; - Não fazer registros a lápis no diário…

Sorriso e Silêncio

A mensagem acima, eu li em um perfil de uma rede social. Fiquei pensando sobre os problemas da simplificação da mensagem que aponta para a ideia de que o silêncio é uma maneira de se evitar os problemas.
Penso que estamos onde estamos por enfrentar os problemas e não evitá-los. As doenças sempre foram um problema para a humanidade e as enfrentamos, a gravidade foi, num passado próximo, um problema e hoje temos satélites em órbita porque ela foi enfrentada e não evitada. 
Na verdade o problema não é, em última análise, o problema. Ademais, quando da existência de um problema, o sorriso não me ajuda muito a resolvê-lo. 
Bons livros, horas de pesquisa e muita dedicação sim, pode me ajudar a resolver um problema.
Sobre o silêncio, outro equívoco, o silêncio não é a maneira de evitar os problemas, pelo contrário, o silêncio pode causar muitos problemas. Vocês lembram do Holocausto? Fruto da loucura de uns e do silêncio de outros.
Uma possível correção da legenda na mensagem acima seria, não fiq…

Prefeito de Florianópolis publica alerta nas redes sociais por causa das chuvas

Fala do prefeito de Florianópolis Gean Loureiro, via redes sociais, sobre a chuva que cai em Florianópolis nas últimas horas.