Pular para o conteúdo principal

União Europeia ganha o Nobel da Paz

 

OSLO (AFP) – O Prêmio Nobel da Paz de 2012 foi atribuído nesta sexta-feira à União Europeia (UE), uma instituição atualmente abalada pela crise econômica, por ter extirpado as guerras e garantido os direitos humanos em um continente que saía da destruição da Segunda Guerra Mundial, anunciou o Comitê Nobel norueguês.

[1]

A UE e as instituições que a precederam em sua formação “contribuíram durante mais de seis décadas para a paz”. Foto: AFP

A UE (atualmente com 27 membros) e as instituições que a precederam em sua formação “contribuíram durante mais de seis décadas para a paz e a reconciliação, a democracia e os direitos humanos”, disse em Oslo o presidente do Comitê Nobel, Thorbjoern Jagland, cujo país, paradoxalmente, não é membro da UE.

O prêmio foi uma surpresa em um momento no qual a solidariedade europeia enfrenta o maior desafio em décadas diante das profundas divisões dentro do bloco, onde os países do norte, ricos e liderados pela Alemanha, demonstram resistência em ajudar os países do sul, com graves problemas financeiros provocados pela dívida excessiva e submetidos a políticas de austeridade.

Um teste de solidariedade, cujos resultados ainda não são conhecidos, que já revelou profundas divergências no projeto europeu, que não goza de grande prestígio entre a opinião pública, que considera Bruxelas (capital da UE) um mundo distante e burocrático.

“Atualmente a UE sofre graves dificuldades econômicas e problemas sociais consideráveis”, reconheceu Jagland.

“Durante um período de 70 anos, Alemanha e França se enfrentaram em três guerras (1870, 1914-18 e 1939-45). Hoje em dia, uma guerra entre Alemanha e França é impensável”, destacou Jagland.

“Isto demonstra como, através de um esforço bem encaminhado e da construção da confiança mútua, inimigos históricos podem virar sócios próximos”, completou.

As atuações em termos de paz, democracia e direitos humanos contribuíram para transformar a Europa “de um continente em guerra em um continente em paz”.

Os europeus conseguiram “superar guerras e divisões para formar juntos um continente de paz e prosperidade”, celebrou o presidente da UE, Herman Van Rompuy, no Twitter.

“O Nobel da Paz é uma grande honra para toda a UE para seus 500 milhões de cidadãos”, afirmou o presidente Comissão Europeia, o português José Manuel Barroso.

“Estou profundamente emocionado e honrado de que a UE tenha recebido o prêmio da paz”, disse o presidente do Parlamento Europeu, o deputado social-democrata alemão Martin Schulz.

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, considera que o prêmio representa “um grande estímulo para o projeto pacificador que a União Europeia representa no continente”.

Merkel também aproveitou para ratificar a confiança no euro, que ela considera a continuação de uma integração que há poucas décadas parecia utópica.

“O euro é mais do que uma moeda. É a ideia da Europa como comunidade de paz e de valores”.

O presidente francês, o socialista François Hollande, considerou que o prêmio “dá a Europa uma responsabilidade ainda maior, de preservar sua unidade, sua capacidade de promover o crescimento, o emprego e a solidariedade com seus membros”.

Nascida das ruínas da Segunda Guerra Mundial e sob o estímulo dos seis países signatários do Tratado de Roma em 1957 (Alemanha, França, Itália, Bélgica, Holanda e Luxemburgo), a Comunidade Econômica Europeia (embrião da UE), ajudou a estabilizar um continente acostumado aos conflitos.

Apesar das crises registradas durante seu crescimento, o bloco uniu os destinos de antigos inimigos. Virou o maior mercado comum e uma grande potência econômica mundial, onde a livre circulação de bens, pessoas, serviços e capitais está garantida.

Ao longo dos anos, o projeto se expandiu até englobar 27 Estados situados dos dois lados da antiga cortina de ferro, que separava os países ocidentais das nações do bloco comunista. O espaço tem grandes divergências econômicas, sociais e culturais. Dos 27 países da UE, 17 estabeleceram uma união monetária, a Eurozona.

A história da UE foi marcada por outros momentos graves, que questionaram sua missão e eficácia, como a de sua impotência ante a explosão da guerra dos Bálcãs após a desintegração da Iugoslávia e a tardia intervenção para acabar com o conflito na Bósnia (1992-1995).

A atribuição do Nobel provoca certa controvérsia pelo papel da UE no âmbito diplomático, no momento em que o bloco tenta reforçar o papel para derrubar o regime de Bashar al-Assad na Síria e impedir o programa nuclear do Irã.

“É um prêmio realmente estranho, ainda mais neste momento de crise e controvérsia sobre as políticas econômicas e financeiras da União Europeia”, opinou Mariano Aguirre, diretor do Centro de Paz NOREF, com sede em Oslo.

“Mas internamente tem sido um projeto de sucesso, que tem conseguido manter a paz entre seus membros com acordos econômicos, políticos, sociais, culturais e de segurança”, admitiu.

O Prêmio Nobel consiste em uma medalha, um diploma e um cheque de oito milhões de coroas (1,2 milhão de dólares).


URL to article: http://www.cartacapital.com.br/internacional/uniao-europeia-ganha-o-nobel-da-paz/

URLs in this post:

[1] Image: http://www.cartacapital.com.br/wp-content/uploads/2012/10/UE.jpg

Originalmente publicado em: http://www.cartacapital.com.br/internacional/uniao-europeia-ganha-o-nobel-da-paz. Acesso em 13/10/20121.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diário de Classe

IMPORTÂNCIA DO PREENCHIMENTO CORRETO DO DIÁRIO DE CLASSE
O Diário de Classe é um documento oficial da Unidade Escolar e um instrumento de responsabilidade do PROFESSOR com a finalidade de registrar e documentar a frequência e o aproveitamento individual do aluno regularmente matriculado. É também, o documento de controle e confirmação do trabalho do professor e dos alunos. Devido à sua importância, deverá ser preenchido somente pelo professor de forma cuidadosa, sem rasuras e à caneta. ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR REFERENTES AO DIÁRIO DE CLASSE - Preencher o diário de classe de acordo com as aulas ministradas, conforme as orientações estabelecidas no Regimento Interno da U.E.; - Garantir a clareza e a sequência lógica nos registros dos conteúdos de forma que seja possível identificar a relação entre o diário de classe e o planejamento pedagógico; - Lançar os registros diariamente; - Preencher o diário com letra legível, sem erros ou rasuras; - Não fazer registros a lápis no diário…

Como configurar teclado do tablet S3 para acentuar em português

A configuração da capa teclado para o tablet S3 gera muita confusão. Nem mesmo os atendentes da Samsung souberam configurar o produto em loja e o atendimento pelo telefone foi pior, resultado: vamos aprender sozinhos.

Há alguns tutoriais aqui na internet solicitando para instalar um APP que faz uma "gambiarra" onde você precisa digitar certos códigos para conseguir grafar com "ç", "á" "ã" ou qualquer outro acentuação em língua portuguesa do Brasil. Como dira aquelas propagandas tipo "Polishop" (não sei se é assim que se escreve, mas você entendeu), então como dizem os programas deste estilo "esqueçam tudo"!



Vamos direto ao ponto: conecte o teclado físico no seu tablet, entre em configurações depois vá em Gerenciamento geral (onde há idioma e entrada); clique me idioma e entrada e depois clique em teclado físico, posteriormente procure e selecione "Brasileiro". De fábrica o teclado vem selecionado Português, mas isso n…

O conceito de Paisagem, lugar, território e Região

A Geografia assim como outras ciências também possui conceitos que são fundamentais para o seu estudo sendo eles a Paisagem, lugar, território e a Região.

Espaço: No senso comum o espaço denota as estrelas, às distâncias de um lugar a outro, ou ainda, o tamanho ocupado pelos objetos e pessoas. O espaço se constitui de diferentes formas e estas, por sua vez, apresentam alguma relação com as pessoas que o habitam. O exemplo disso é percebido a sua volta a partir da observação dos elementos existentes na sua localidade, próximo a sua moradia, as ruas, as avenidas, as casas, os prédios comerciais, residenciais e industriais os quais apresentam serventia ao Homem. Pelas ruas nos deslocamos. As casas servem de abrigo e moradia, os prédios podem conter lojas e indústrias e nestes se encontram o local de trabalho de grande parte da população.
Lugar: É onde as dinâmicas das relações dos indivíduos são de proximidade e vivências diretas e, ainda, onde cada pessoa busca as referências pe…