Pular para o conteúdo principal

Estudo: crianças provocam professores para incriminá-los na internet

21% dos educadores relatam ter passado pelo movimento conhecido como "cyberbaiting", frequente entre alunos de 8 a 17 anos
647640x361_w480

A empresa de segurança Norton divulgou um novo relatório sobre hábitos on-line adotados por crianças da geração atual. A pesquisa revela que o "cyberbaiting" se tornou um fenômeno em constante crescimento. Para quem não sabe, "cyberbaiting" é quando os jovens instigam os professores para, então, registrarem comportamentos, muita vezes agressivos ou suspeitos, por meio de filmadoras ou celulares. Em seguida, o conteúdo é postado na internet.
O estudo contou com as entrevistas de 2.379 professores de alunos com idades entre 8 e 17 anos. Desses professores, um em cada cinco (21%) relatam ter passado pelo "cyberbaiting", além de, posteriormente, lidarem com a vergonha da acusação e outros problemas psicológicos.
Muito desse resultado pode ser ligado ao fato de alguns mestres serem amigos dos estudantes nas redes sociais - amizades que, segundo os próprios professores (67%), os expõe a riscos tanto virtuais quanto em sala de aula. As escolas não oferecem nenhum tipo de ajuda específica com relação ao assunto, e apenas 51% dos entrevistados dizem seguir um código de conduta sobre como os educadores e alunos devem interagir nos sites de relacionamento.
No entanto, os professores não são os únicos a vivenciar essas experiências no mundo on-line. Em geral, quase 62% das crianças que participaram da pesquisa afirmam ter uma experiência negativa nas redes sociais. Além disso, 4 em cada 10 estudantes (39%) relataram situações negativas de gravidade séria, como receber imagens inadequadas de estranhos, ser alvo de intimações ou tornar-se vítima de crimes virtuais.
Crianças que acessam a internet com frequência são mais suscetíveis a esse tipo de experiência on-line, totalizando 74%, contra 38% das que não se envolvem tanto com a web. O relatório da Norton revela que 88% passam mais de 49 horas por semana na frente do computador, em comparação com 60% que acessam a internet menos de 25 horas durante o mesmo período.
Outros dados do estudo apontam que uma em cada dez crianças admitem ter visto pornografia e outros sites de conteúdo adulto sem que seus pais soubessem. 33% delas já fazem compras pela web pelo cartão de crédito da família, e muitas com o consentimento dos próprios pais, que sabem o que as crianças compram (música, games, ingressos para filmes, shows). Porém, quase um terço (30%) afirma que seus filhos usam os cartões sem permissão.
O relatório realizado pela Norton ocorreu em 24 países - incluindo o Brasil -, e contou com 20 mil questionários preenchidos, em fevereiro e março de 2011, com quase 13 mil adultos e 4.500 crianças entre 8 e 17 anos.

Fonte: Olhar Digital

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diário de Classe

IMPORTÂNCIA DO PREENCHIMENTO CORRETO DO DIÁRIO DE CLASSE
O Diário de Classe é um documento oficial da Unidade Escolar e um instrumento de responsabilidade do PROFESSOR com a finalidade de registrar e documentar a frequência e o aproveitamento individual do aluno regularmente matriculado. É também, o documento de controle e confirmação do trabalho do professor e dos alunos. Devido à sua importância, deverá ser preenchido somente pelo professor de forma cuidadosa, sem rasuras e à caneta. ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR REFERENTES AO DIÁRIO DE CLASSE - Preencher o diário de classe de acordo com as aulas ministradas, conforme as orientações estabelecidas no Regimento Interno da U.E.; - Garantir a clareza e a sequência lógica nos registros dos conteúdos de forma que seja possível identificar a relação entre o diário de classe e o planejamento pedagógico; - Lançar os registros diariamente; - Preencher o diário com letra legível, sem erros ou rasuras; - Não fazer registros a lápis no diário…

Como configurar teclado do tablet S3 para acentuar em português

A configuração da capa teclado para o tablet S3 gera muita confusão. Nem mesmo os atendentes da Samsung souberam configurar o produto em loja e o atendimento pelo telefone foi pior, resultado: vamos aprender sozinhos.

Há alguns tutoriais aqui na internet solicitando para instalar um APP que faz uma "gambiarra" onde você precisa digitar certos códigos para conseguir grafar com "ç", "á" "ã" ou qualquer outro acentuação em língua portuguesa do Brasil. Como dira aquelas propagandas tipo "Polishop" (não sei se é assim que se escreve, mas você entendeu), então como dizem os programas deste estilo "esqueçam tudo"!



Vamos direto ao ponto: conecte o teclado físico no seu tablet, entre em configurações depois vá em Gerenciamento geral (onde há idioma e entrada); clique me idioma e entrada e depois clique em teclado físico, posteriormente procure e selecione "Brasileiro". De fábrica o teclado vem selecionado Português, mas isso n…

O conceito de Paisagem, lugar, território e Região

A Geografia assim como outras ciências também possui conceitos que são fundamentais para o seu estudo sendo eles a Paisagem, lugar, território e a Região.

Espaço: No senso comum o espaço denota as estrelas, às distâncias de um lugar a outro, ou ainda, o tamanho ocupado pelos objetos e pessoas. O espaço se constitui de diferentes formas e estas, por sua vez, apresentam alguma relação com as pessoas que o habitam. O exemplo disso é percebido a sua volta a partir da observação dos elementos existentes na sua localidade, próximo a sua moradia, as ruas, as avenidas, as casas, os prédios comerciais, residenciais e industriais os quais apresentam serventia ao Homem. Pelas ruas nos deslocamos. As casas servem de abrigo e moradia, os prédios podem conter lojas e indústrias e nestes se encontram o local de trabalho de grande parte da população.
Lugar: É onde as dinâmicas das relações dos indivíduos são de proximidade e vivências diretas e, ainda, onde cada pessoa busca as referências pe…