Pular para o conteúdo principal

Concertos didáticos divulgam música erudita em escolas municipais

n637n276jA Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC) e a Secretaria Municipal de Educação (SME) pretendem ampliar o acesso de estudantes da rede pública à música erudita.  Até novembro, a cada 15 dias, uma unidade escolar receberá a visita do projeto ‘Concertos Didáticos da Orquestra Escola’, com o objetivo de despertar o gosto musical em crianças e adolescentes.

Realizado pela primeira vez na rede municipal, o projeto de Concertos Didáticos da orquestra iniciou na escola básica Gentil Mathias, nos Ingleses, e tem mais oito apresentações agendadas até 21 de novembro em unidades educativas que já introduziram o ensino da música na grade curricular. O agendamento das visitas é coordenado pela professora Rose Aguiar e Silva, do corpo técnico da Fundação Franklin Cascaes, que atua no Programa de Capacitação de Professores da Rede Municipal na área de música.

A programação cultural busca compartilhar experiências sonoras no ambiente escolar, contribuindo para o processo de formação de plateia. A proposta visa ainda à valorização do trabalho de educação musical realizado em sala de aula, oportunizando aos alunos assistir ao vivo um concerto. Nos intervalos, os integrantes do projeto Orquestra Escola falam sobre suas experiências e explicam o papel de cada instrumento musical utilizado nas apresentações.  A SME garante o transporte dos músicos e a estrutura para a realização da atividade.

Criada em 2006, a Orquestra Escola da Fundação Franklin Cascaes promove a inclusão social de crianças e adolescentes por meio da música. Realizado gratuitamente, o projeto atende atualmente cerca de 150 alunos em oficinas ministradas no Forte Santa Bárbara, sede administrativa da FCFFC. A iniciativa conta com o patrocínio da Tractebel Energia S.A., por intermédio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (MinC), e tem supervisão técnica do maestro Carlos Alberto Angioletti Vieira, regente da Orquestra Sinfônica de Florianópolis.

Serviço:

O Quê: Concerto Didático da Orquestra Escola da Fundação Franklin Cascaes

Quando: segunda-feira (15/08) – 14h

Onde: Escola Básica José Amaro Cordeiro – Morro das Pedras

Quanto: gratuito

Agenda de Apresentações

15/08– Escola José Amaro Cordeiro – Morro das Pedras (14h)

29/08 – Escola Donícia Maria da Costa – Saco Grande (14h)

12/09 – Escola Batista Pereira – Ribeirão da Ilha (14h)

26/09 – Escola Luiz Cândido da Luz – Vargem do Bom Jesus (14h)

10/10 – Escola Dilma Lúcia dos Santos – Armação (14h)

24/10 – Escola Acácio Garibaldi – Barra da Lagoa (14h)

07/11 – Escola Mâncio Costa – Ratones (14h)

21/11 – Escola João Gonçalves Pinheiro – Rio Tavares (14h)

Fonte: PMF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diário de Classe

IMPORTÂNCIA DO PREENCHIMENTO CORRETO DO DIÁRIO DE CLASSE
O Diário de Classe é um documento oficial da Unidade Escolar e um instrumento de responsabilidade do PROFESSOR com a finalidade de registrar e documentar a frequência e o aproveitamento individual do aluno regularmente matriculado. É também, o documento de controle e confirmação do trabalho do professor e dos alunos. Devido à sua importância, deverá ser preenchido somente pelo professor de forma cuidadosa, sem rasuras e à caneta. ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR REFERENTES AO DIÁRIO DE CLASSE - Preencher o diário de classe de acordo com as aulas ministradas, conforme as orientações estabelecidas no Regimento Interno da U.E.; - Garantir a clareza e a sequência lógica nos registros dos conteúdos de forma que seja possível identificar a relação entre o diário de classe e o planejamento pedagógico; - Lançar os registros diariamente; - Preencher o diário com letra legível, sem erros ou rasuras; - Não fazer registros a lápis no diário…

Como configurar teclado do tablet S3 para acentuar em português

A configuração da capa teclado para o tablet S3 gera muita confusão. Nem mesmo os atendentes da Samsung souberam configurar o produto em loja e o atendimento pelo telefone foi pior, resultado: vamos aprender sozinhos.

Há alguns tutoriais aqui na internet solicitando para instalar um APP que faz uma "gambiarra" onde você precisa digitar certos códigos para conseguir grafar com "ç", "á" "ã" ou qualquer outro acentuação em língua portuguesa do Brasil. Como dira aquelas propagandas tipo "Polishop" (não sei se é assim que se escreve, mas você entendeu), então como dizem os programas deste estilo "esqueçam tudo"!



Vamos direto ao ponto: conecte o teclado físico no seu tablet, entre em configurações depois vá em Gerenciamento geral (onde há idioma e entrada); clique me idioma e entrada e depois clique em teclado físico, posteriormente procure e selecione "Brasileiro". De fábrica o teclado vem selecionado Português, mas isso n…

O conceito de Paisagem, lugar, território e Região

A Geografia assim como outras ciências também possui conceitos que são fundamentais para o seu estudo sendo eles a Paisagem, lugar, território e a Região.

Espaço: No senso comum o espaço denota as estrelas, às distâncias de um lugar a outro, ou ainda, o tamanho ocupado pelos objetos e pessoas. O espaço se constitui de diferentes formas e estas, por sua vez, apresentam alguma relação com as pessoas que o habitam. O exemplo disso é percebido a sua volta a partir da observação dos elementos existentes na sua localidade, próximo a sua moradia, as ruas, as avenidas, as casas, os prédios comerciais, residenciais e industriais os quais apresentam serventia ao Homem. Pelas ruas nos deslocamos. As casas servem de abrigo e moradia, os prédios podem conter lojas e indústrias e nestes se encontram o local de trabalho de grande parte da população.
Lugar: É onde as dinâmicas das relações dos indivíduos são de proximidade e vivências diretas e, ainda, onde cada pessoa busca as referências pe…