Pular para o conteúdo principal

Lixo uma nova descoberta

Este e o resultado parcial de um trabalho desenvolvido pelos alunos da 6ª série da Escola Básica Municipal Albertina Madalena Dias (Florianópolis-SC - 2003). Os alunos saíram a campo e fizeram um levantamento fotográfico do problema do lixo em sua comunidade. Acompanhem ...

Reciclagem uma mudança de atitude.
Em alguns supermercados e lojas você pode escolher diferentes embalagens (plástico, papel, etc.). Escolha as que forem recicláveis. Na compra de mais de um produto economize embalagens levando a maior quantidade de produtos no menor número de sacolas.

O que é lixo?
Lixo é basicamente alguma coisa que não precisamos mais, desde os restos de comida que jogamos no saco de lixo até venenos químicos os despejados pelas fábricas.

Escola e Reciclagem.
Reduzir, Reutilizar e Reciclar são verbos que podem ser conjugados na própria escola. Para tanto, algumas dicas úteis são:
1. Verificar que tipo de lixo é produzido em que quantidade e em que lugar.
2. Promover esquemas para a reutilização dos resíduos, quando possível.

Fórmula dos 5 R
1º Reduzir a geração do lixo
2º Reutilizar os bens de consumo
3º Recuperar os materiais
4º Recuperar os materiais
5º Repensar os hábitos de consumo de descarte

Lixo doméstico: algumas medidas para diminuir seu impacto.
- Substituir produtos químicos para polimento do chão ou dos móveis por uma mistura de óleo de limão e óleo mineral.
- Substituir naftalina por cedro para espantar traças.
- Substituir sprays aerossóis por sprays manuais.

Colabore com a redução do lixo.
Investir em materiais duráveis e fáceis de reparar é um bom começo para ajudar a reduzir a poluição decorrente do lixo. Eis algumas dicas:
- Utilize baterias de maior duração e de preferência recarregáveis.
- Minimize o uso de toalhas, pratos, copos ou guardanapos de papel. Sempre que possível, substitua-os por similares de pano ou vidro.
- Lâminas de barbear descartáveis não desaparecem facilmente na natureza. Podem ser substituídos por barbeadores elétricos.
- Fraldas descartáveis podem ser substituídas por fraldas de tecido. Anualmente nos Estados Unidos, 5 milhões de toneladas são incineradas, perdendo-se grandes quantidades de plásticos e papéis.

Entrevista/ Diálogo
(os alunos fizeram algumas entrevistas com os próprios alunos e com moradores do bairro. As perguntas foram elaboradas fora de sala de aula pelos próprios alunos e aqui está algumas delas...)
O que você acha da poluição no bairro da Vargem Grande?
A poluição está muito grande, e os moradores deveriam conservar mais o que ainda temos de bom no bairro.
O que a poluição faz com a natureza?
Além de destruir a natureza os rios, mata os animais e deixa a vida das pessoas sem saúde.
Quem é o culpado de provocar a poluição?
Alguns moradores do bairro colocam lixo nos lotes vazios, nos bueiros e também na beira de rios. Qualquer pessoa que joga papel de bala, lata de refrigerante e outras coisas é culpada de ajudar a poluir os bairro.
O que você acha dos problemas ambientais de nosso bairro?
Eu acho que é muito ruim porquê está tendo muito desmatamento, rios poluídos e lixos jogados nos caminhos como por exemplo: latas de refrigerante, garrafas plásticas e etc.
Você já encontrou algum rio poluído?
Sim, eu já vi porquê perto de minha casa tem um laguinho poluído por pessoas que colocam esgoto no rio.
Qual o tipo de poluição que tem no bairro?
Pessoas que jogam lixo nos rios e também animais mortos.

Você sabe quanto tempo leva para o lixo ser decomposto pela natureza?

Dependendo do tipo de material do lixo, ele pode ficar na natureza por muito tempo, poluindo o meio ambiente e contribuindo para a contaminação da água e do solo. Veja abaixo uma tabela que preparamos com o tempo médio para cada tipo de material jogado na natureza desaparecer.

Sacos de plástico - 10 a 20 anos infantil_lixo_sacoplastico infantil_lixo_picole Palito de picolé - 13 anos
Vidro - 1 milhão de anos infantil_lixo_vidro infantil_lixo_lata Latas de refrigerante - 100 anos
Ponta de cigarro - 5 anos infantil_lixo_cigarro infantil_lixo_salgadinho Pacote de salgadinho - 500 anos
Papel - 6 meses infantil_lixo_papel infantil_lixo_pano Pano - 12 meses
Garrafa PET - 100 anos infantil_lixo_pet infantil_lixo_chiclete Chicletes - 5 anos
Caixa de leite - 5 anos infantil_lixo_leite infantil_lixo_esponja Esponja de nylon - indeterminado

Fonte: WWF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diário de Classe

IMPORTÂNCIA DO PREENCHIMENTO CORRETO DO DIÁRIO DE CLASSE
O Diário de Classe é um documento oficial da Unidade Escolar e um instrumento de responsabilidade do PROFESSOR com a finalidade de registrar e documentar a frequência e o aproveitamento individual do aluno regularmente matriculado. É também, o documento de controle e confirmação do trabalho do professor e dos alunos. Devido à sua importância, deverá ser preenchido somente pelo professor de forma cuidadosa, sem rasuras e à caneta. ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR REFERENTES AO DIÁRIO DE CLASSE - Preencher o diário de classe de acordo com as aulas ministradas, conforme as orientações estabelecidas no Regimento Interno da U.E.; - Garantir a clareza e a sequência lógica nos registros dos conteúdos de forma que seja possível identificar a relação entre o diário de classe e o planejamento pedagógico; - Lançar os registros diariamente; - Preencher o diário com letra legível, sem erros ou rasuras; - Não fazer registros a lápis no diário…

Como configurar teclado do tablet S3 para acentuar em português

A configuração da capa teclado para o tablet S3 gera muita confusão. Nem mesmo os atendentes da Samsung souberam configurar o produto em loja e o atendimento pelo telefone foi pior, resultado: vamos aprender sozinhos.

Há alguns tutoriais aqui na internet solicitando para instalar um APP que faz uma "gambiarra" onde você precisa digitar certos códigos para conseguir grafar com "ç", "á" "ã" ou qualquer outro acentuação em língua portuguesa do Brasil. Como dira aquelas propagandas tipo "Polishop" (não sei se é assim que se escreve, mas você entendeu), então como dizem os programas deste estilo "esqueçam tudo"!



Vamos direto ao ponto: conecte o teclado físico no seu tablet, entre em configurações depois vá em Gerenciamento geral (onde há idioma e entrada); clique me idioma e entrada e depois clique em teclado físico, posteriormente procure e selecione "Brasileiro". De fábrica o teclado vem selecionado Português, mas isso n…

Sorriso e Silêncio

A mensagem acima, eu li em um perfil de uma rede social. Fiquei pensando sobre os problemas da simplificação da mensagem que aponta para a ideia de que o silêncio é uma maneira de se evitar os problemas.
Penso que estamos onde estamos por enfrentar os problemas e não evitá-los. As doenças sempre foram um problema para a humanidade e as enfrentamos, a gravidade foi, num passado próximo, um problema e hoje temos satélites em órbita porque ela foi enfrentada e não evitada. 
Na verdade o problema não é, em última análise, o problema. Ademais, quando da existência de um problema, o sorriso não me ajuda muito a resolvê-lo. 
Bons livros, horas de pesquisa e muita dedicação sim, pode me ajudar a resolver um problema.
Sobre o silêncio, outro equívoco, o silêncio não é a maneira de evitar os problemas, pelo contrário, o silêncio pode causar muitos problemas. Vocês lembram do Holocausto? Fruto da loucura de uns e do silêncio de outros.
Uma possível correção da legenda na mensagem acima seria, não fiq…