HD externo ou Serviço de Nuvem?

E você achava que a grande dúvida da humanidade em pleno século XXI seria "casar ou comprar uma bicicleta?" Essa dúvida até já fez sentido um tempo atrás, mas na atual conjuntura social onde o grande número de informações bitzadas que fazem parte da vida de praticamente todo mundo uma questão que se apresenta é: Onde e como armazenar todas essas informações?

Pessoas mais conservadoras vão dizer que bastaria escrever mais uns volumes da Barsa e tudo estaria resolvido. Mas a questão é um pouco mais complexa.

Existem duas possibilidades que concorrem diretamente quando o assunto são dados e armazenamento desses dados. Armazená-los em HD externos ou em serviços empresariais especializados em Nuvem?

Ainda no Brasil ambos os preços podem ser, para a maioria das pessoas, proibitivos, especialmente os serviços em nuvens que, na média, (considerando as maiores empresas no mercado) o serviço sai por R$ 50, 00 (cinquenta reais) mensais. Isso considerando que além do serviços em nuvem outros produtos são entregues, numa espécie de "combo", como editor de textos, e-mail empresarial, etc.

Já os HD's externos com uma capacidade de 1TB de armazenamento sai por, na média, R$ 280,00. O preço médio de um HD externo vai variar mais em função do valor do frete a ser ou não cobrado.

Tenho alguns Hd's externos e todos eles, até o momento dessa escrita, estão funcionando perfeitamente, mas é fato que sua vida útil é limitada e outra questão a ser considerada no armazenamento caseiro físico é o CQD (Caiu Quebrou Dançou). Isso mesmo o Hd externo é a cópia única de segurança, pois se você for fazer dois backup's o valor a ser investido já não vale tanto a pena assim e o risco só cai em 50% e aí eu coloco outra situação, se você guardar os dois Hd's no mesmo lugar/casa as chances de perda dos dois (roubo, incêndio, inundação, queda de um meteoro, etc.) aumenta consideravelmente não? Neste caso para ampliar sua segurança seria interessante colocar os HD em locais diferentes, mas é exatamente isso que as empresas de Nuvem fazem, neste caso não seria mais interessante investir um pouco mais e colocar seus arquivos aos cuidados desse serviço?


Na verdade estou tentando me convencer em deixar os meus velhos HD's e transferir meus dados para a nuvem, o problema é que como ainda temos limitações de internet nos locais onde transitamos (ou o problema é só meu?) o acesso aos arquivos podem não estar sempre disponíveis já que um dos requisitos para usar esse serviço é a disponibilidade de internet e, dependendo do tipo de arquivo (vídeo por exemplo), você vai precisar de uma internet com uma estrutura de banda bem robusta.

Estou em processo de convencimento, ainda não consegui bater o martelo e continuo pesquisando preços de serviços em nuvem que sejam menos proibitivos (mas tá difícil). Quem puder ajudar, deixe um comentário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como configurar teclado do tablet S3 para acentuar em português

Fortnite, o fim

Pessoas chatas