DOUTOR É QUEM FEZ DOUTORADO?

O SR. ROBERTO REQUIÃO (PMDB - PR. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Presidente, Senador Paim, ontem, nesta t...

Nota de repúdio do CFH à perseguição a professores e professoras das áreas das Ciências Humanas

O Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC vem somar-se ao GT de Estudos de Gênero/ANPUH Nacional, ao Instituto de Estudos de Gênero (IEG) e a outras instituições, para expressar seu repúdio diante da perseguição que, com base no chamado movimento Escola sem Partido, várias professoras e professores das áreas das Ciências Humanas vêm sofrendo.

Num caso recente, a Profa. Marlene de Fáveri, participante do IEG e professora de História da UDESC, está sofrendo processo judicial movido por uma ex-aluna, embasado nas doutrinas daquele movimento. A professora, reconhecida por seus pares pela excelência de seu trabalho de pesquisa e pela seriedade com que se dedica à docência, vem sofrendo retaliações por abordar temas como Feminismo, Gênero, Sexualidades e Religião, justo num curso cujo conteúdo prevê estes temas. Além do processo judicial, a imprensa e as redes sociais têm sido utilizadas para divulgar as ideias do movimento Escola sem Partido, que visam o cerceamento do desejado pensamento crítico e da necessária liberdade de cátedra, tomando exatamente por base o processo movido contra a Professora Marlene de Fáveri.

O CFH vem declarar total apoio à Profa. Marlene de Fáveri, quanto à liberdade de exercer suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como a colegas que estejam vivendo semelhante situação de constrangimento e coação, refutando veementemente as propostas do tal movimento Escola sem Partido, e reafirmando nossa defesa de um ensino livre, crítico e democrático, em que o conhecimento se produza por meio do debate, da informação e da liberdade de expressão.

Originalmente publicado em http://portalcfh.ufsc.br/2017/04/03/nota-de-repudio-do-cfh-a-perseguição-a-professores-e-professoras-das-areas-das-ciências-humanas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!
Aproveite e visite o site www.geografiaescolar.com.br

Postagens mais visitadas