Voto em Lista




O Senador Randolfe Rodrigues (REDE – AP) afirmou no Senado Federal na terça-feira (11) que voto em lista é golpe.
Rodrigues afirma que o voto em lista serve apenas para mascarar a vontade do cidadão eleitor. E faz duras críticas à Câmara dos Deputados pela forma como tratou o tema.
Veja trechos do pronunciamento do Senador Randolfe Rodrigue (editado para fluidez do texto) “Voto em lista a essa altura é golpe. É golpe para não dar ao cidadão, ao eleitor, a capacidade de surpreender na eleição […], para mascarar a vontade do cidadão através das listas partidárias. O consenso – entre aspas “consenso” – que está se formando hoje em torno do voto em lista não é programático. O consenso está se formando, é eventual, é circunstancial, é oportunista, é por conta das notórias investigações que estão em curso. Voto em lista e principalmente como veio no relatório da Câmara dos Deputados… O relatório da Câmara dos Deputados, pasme, […] estabelece a possibilidade do voto em lista, de o cidadão ser candidato ao Senado da República e estar na mesma lista para Deputado Federal. Na verdade, é um mecanismo para desviar a soberana vontade popular na eleição do ano que vem.”
Não consigo ver com bons olhos o voto em lista, a atual situação do congresso brasileiro apenas reforça os argumentos do Senador Rodrigues. Querer emplacar o voto em lista é querer manter os privilégios parlamentares daqueles que muito tem a explicar para a justiça e para o povo brasileiro.




SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seu e-mail não será publicado.


*