Pular para o conteúdo principal

SOBRE CHICO


Recebi de uma amiga pelo WhatsApp um vídeo do cantor e compositor Chico Buarque. Junto com o vídeo a mensagem que pedia minha “análise”.

O conteúdo do vídeo: nele o Chico, supostamente, fala que compra algumas de suas músicas, dizendo que comprava sempre das mesmas pessoas e que vez ou outra tinha que comprar letras de pessoas desconhecidas e ele cita uma dessas pessoas dizendo que com desconhecidos corre mais riscos, inclusive, de ser “chantageado” pois quem oferece as letras sabe que um músico depende delas para gravar, etc.

Minha análise, solicitada pela amiga: Vamos partir do princípio de que não há nenhuma montagem neste vídeo recebido e que o cantor e compositor Chico Buarque realmente compra algumas letras de músicas que ele grava.

Creio que essa é uma prática comum no meio artístico, comprar letras e músicas de compositores desconhecidos ou escrever em parceria com outros artistas.

E isso não é de hoje, Raul Seixas já cantou Músicas escritas por Paulo Coelho. Se você observar a discografia da Legião Urbana, verá que há vários compositores diferentes. Enfim, vejo que essa é uma prática de certo modo comum. Mas seria legal? 

Procurei na legislação algum impedimento de que cantores comprassem letras de outros compositores e não encontrei. Ou seja, não há impedimento legal para tal prática.

E quer saber outra coisa o Chico é tão bom que sabe escolher a dedo as músicas e letras que, supostamente, compra. Bem que alguns outros artistas poderiam fazer o mesmo, já que há tanta gente boa escrevendo belas letras e fazendo boa música. 

Quem sabe assim a qualidade da música de vários cantores não melhora, pois tem cada coisa ruim sendo cantada por aí, não é?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diário de Classe

IMPORTÂNCIA DO PREENCHIMENTO CORRETO DO DIÁRIO DE CLASSE
O Diário de Classe é um documento oficial da Unidade Escolar e um instrumento de responsabilidade do PROFESSOR com a finalidade de registrar e documentar a frequência e o aproveitamento individual do aluno regularmente matriculado. É também, o documento de controle e confirmação do trabalho do professor e dos alunos. Devido à sua importância, deverá ser preenchido somente pelo professor de forma cuidadosa, sem rasuras e à caneta. ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR REFERENTES AO DIÁRIO DE CLASSE - Preencher o diário de classe de acordo com as aulas ministradas, conforme as orientações estabelecidas no Regimento Interno da U.E.; - Garantir a clareza e a sequência lógica nos registros dos conteúdos de forma que seja possível identificar a relação entre o diário de classe e o planejamento pedagógico; - Lançar os registros diariamente; - Preencher o diário com letra legível, sem erros ou rasuras; - Não fazer registros a lápis no diário…

Sorriso e Silêncio

A mensagem acima, eu li em um perfil de uma rede social. Fiquei pensando sobre os problemas da simplificação da mensagem que aponta para a ideia de que o silêncio é uma maneira de se evitar os problemas.
Penso que estamos onde estamos por enfrentar os problemas e não evitá-los. As doenças sempre foram um problema para a humanidade e as enfrentamos, a gravidade foi, num passado próximo, um problema e hoje temos satélites em órbita porque ela foi enfrentada e não evitada. 
Na verdade o problema não é, em última análise, o problema. Ademais, quando da existência de um problema, o sorriso não me ajuda muito a resolvê-lo. 
Bons livros, horas de pesquisa e muita dedicação sim, pode me ajudar a resolver um problema.
Sobre o silêncio, outro equívoco, o silêncio não é a maneira de evitar os problemas, pelo contrário, o silêncio pode causar muitos problemas. Vocês lembram do Holocausto? Fruto da loucura de uns e do silêncio de outros.
Uma possível correção da legenda na mensagem acima seria, não fiq…