Pular para o conteúdo principal

DOMINGO DA CONTRADIÇÃO


Estava eu tranquilamente tomando meu café da manhã neste domingo de sol na capital catarinense com a televisão ligada (para o público mais jovem televisão é um aparelho, geralmente retangular, onde são transmitidos programas audiovisuais. Para o aparelho funcionar é bem simples, basta uma antena receptora e uma fonte de energia para ligar o aparelho. A televisão, ou simplesmente TV para os mais antigos, digo, íntimos é muito semelhante aos  Smart Fones só que são maiores e não possuem bateria.).



Voltando ao que eu vi na TV (sim sou antigo e chamo televisão de TV) foram dois programas de uma mesma emissora completamente contraditórios em seus conteúdos.

O primeiro era o Globo Rural onde passava uma reportagem "especial" sobre o rio São Francisco com um forte apelo ambiental de proteção do rio, mostrando como as ações humanas estão "matando" um dos rios mais importantes do Brasil.

O segundo programa foi o Auto Esporte que passou uma matéria de uma caminhonete ultra, super, power, mega, hiper, tudo (que tenho que ter uma dessas mesmo sem nenhum motivo). A matéria mostrava para uma população hegemonicamente urbana que a camionete off road é estremamente eficaz no que se propõe e o melhor de tudo ela tem "conectividade" algo muito importante para os "consumidores" de hoje.

O dito veículo é tão bom, mas tão bom que consegue atravessar o leito de um rio logo abaixo de uma queda d´água para o êxtase do motorista que desce do carro, devidamente estacionado sobre as areiras das margens do rio, para apreciar a vista maravilhosa da cachoeira.

Ligando modo sarcástico:

Desde que esse rio não seja um afluente do rio São Francisco, tudo bem né!

Em tempo, aproveite a conectividade da caminhonete e chame o pessoal do Globo Rural para fazer uma matéria aí com vocês nesta cachoeira, quem sabe não sai um documentário sobre a importância do combustível e do barulho dos motores automotivos na reprodução de peixes e na harmonia da fauna local. Aproveite e convide o IBAMA.

FLN - 05/02/20178

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diário de Classe

IMPORTÂNCIA DO PREENCHIMENTO CORRETO DO DIÁRIO DE CLASSE
O Diário de Classe é um documento oficial da Unidade Escolar e um instrumento de responsabilidade do PROFESSOR com a finalidade de registrar e documentar a frequência e o aproveitamento individual do aluno regularmente matriculado. É também, o documento de controle e confirmação do trabalho do professor e dos alunos. Devido à sua importância, deverá ser preenchido somente pelo professor de forma cuidadosa, sem rasuras e à caneta. ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR REFERENTES AO DIÁRIO DE CLASSE - Preencher o diário de classe de acordo com as aulas ministradas, conforme as orientações estabelecidas no Regimento Interno da U.E.; - Garantir a clareza e a sequência lógica nos registros dos conteúdos de forma que seja possível identificar a relação entre o diário de classe e o planejamento pedagógico; - Lançar os registros diariamente; - Preencher o diário com letra legível, sem erros ou rasuras; - Não fazer registros a lápis no diário…

Sorriso e Silêncio

A mensagem acima, eu li em um perfil de uma rede social. Fiquei pensando sobre os problemas da simplificação da mensagem que aponta para a ideia de que o silêncio é uma maneira de se evitar os problemas.
Penso que estamos onde estamos por enfrentar os problemas e não evitá-los. As doenças sempre foram um problema para a humanidade e as enfrentamos, a gravidade foi, num passado próximo, um problema e hoje temos satélites em órbita porque ela foi enfrentada e não evitada. 
Na verdade o problema não é, em última análise, o problema. Ademais, quando da existência de um problema, o sorriso não me ajuda muito a resolvê-lo. 
Bons livros, horas de pesquisa e muita dedicação sim, pode me ajudar a resolver um problema.
Sobre o silêncio, outro equívoco, o silêncio não é a maneira de evitar os problemas, pelo contrário, o silêncio pode causar muitos problemas. Vocês lembram do Holocausto? Fruto da loucura de uns e do silêncio de outros.
Uma possível correção da legenda na mensagem acima seria, não fiq…