Pular para o conteúdo principal

AS VANTAGENS DE SE CRIAR UM BLOG EDUCATIVO

O ano letivo de 2017 já começou em vários municípios brasileiros, em outros o início de fevereiro marca o retorno das aulas e a perspectiva é que milhares de alunos por todo o território nacional enfrentem pelo menos 200 dias letivos no decorrer deste ano de muitas mudanças e incertezas.

Você professor já pensou em receber seus alunos com blog da sua disciplina?

A dica que deixo para você professor é a sugestão de criar para seus alunos um blog de sua disciplina.

A criação de um blog pode ser bem mais fácil do que você imagina e os resultados positivos em sala de aula poderão te surpreender.

Um blog educativo deve ser baseado em informações simples onde os alunos possam encontrar um porto seguro para ampliar seus estudos com a certeza da qualidade das informações.

Todo mundo sabe que na internet há muita coisa boa, mas há muito lixo eletrônico também, dominando boa parte do conteúdo na rede mundial de computadores. 


Possibilitar aos alunos um ambiente livre desse lixo com informações educativas relevantes e confiáveis pode ser uma boa justificativa para você professor criar o seu blog.

E o melhor de tudo, pode ser de graça!

Existem várias plataformas que possibilitam a criação e a hospedagem de blogs na internet de forma gratuita. Eu mesmo utilizo o serviço da Google, o Blogger, que me oferece uma hospedagem gratuita e com um boa qualidade.

Há plataformas outras que podem até possuir mair recursos e outras vantagens, mas o blogger não deixa nada a desejar quando a intenção é a criação de conteúdo educativo e a interação com seus alunos.

Vou deixar o link para os meus blogs, sim eu tenho mais de um, no primeiro chamado geografia escolar, eu publico conteúdos de interesse dessa área do conhecimento e conteúdos ligados também à educação. 

Com isso o blog acaba por se tornar uma espécie de repositório de conteúdos onde eu, com certa frequência, busco determinadas matérias para dar suporte aos temas discutidos em sala de aula.

É aí que está uma das grandes cartadas de se criar um blog para sua disciplina, ele poderá se tornar o espaço onde você professor poderá deixar à sua disposição e de seus alunos conteúdos relevantes para sua área do conhecimento.

É nesse sentido que eu destaco que a criação de um blog não é um trabalho a mais para o professor e sim uma possibilidade para que seu trabalho possa, num curto espaço de tempo se tornar mais dinâmico auxiliando, assim, no rendimento escolar de seus alunos.

Claro que com a criação do blog outras possibilidades vão surgindo, como a divulgação das produções de seus alunos, um espaço para estreitar o diálogo com as famílias, etc., enfim, as possibilidades são muitas.

E claro que o maior retorno que o professor poderá obter será, sem dúvida, o estreitamento das relações de sala entre professor-aluno.

Se você professor já tem um blog escreva nos comentários deste post como você o utiliza em sala de aula, socialize suas experiências com nossos leitores, isso será muito útil para outros colegas professores.

Se você professor ainda não tem um blog e ficou interessado em criar seu próprio blog educativo, deixe nos comentários quais são suas principais dúvidas. Terei o maior prazer em ajudar.

Se você gostou desse post compartilhe, se não gostou, não faça nada apenas espere o próximo texto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diário de Classe

IMPORTÂNCIA DO PREENCHIMENTO CORRETO DO DIÁRIO DE CLASSE
O Diário de Classe é um documento oficial da Unidade Escolar e um instrumento de responsabilidade do PROFESSOR com a finalidade de registrar e documentar a frequência e o aproveitamento individual do aluno regularmente matriculado. É também, o documento de controle e confirmação do trabalho do professor e dos alunos. Devido à sua importância, deverá ser preenchido somente pelo professor de forma cuidadosa, sem rasuras e à caneta. ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR REFERENTES AO DIÁRIO DE CLASSE - Preencher o diário de classe de acordo com as aulas ministradas, conforme as orientações estabelecidas no Regimento Interno da U.E.; - Garantir a clareza e a sequência lógica nos registros dos conteúdos de forma que seja possível identificar a relação entre o diário de classe e o planejamento pedagógico; - Lançar os registros diariamente; - Preencher o diário com letra legível, sem erros ou rasuras; - Não fazer registros a lápis no diário…

Sorriso e Silêncio

A mensagem acima, eu li em um perfil de uma rede social. Fiquei pensando sobre os problemas da simplificação da mensagem que aponta para a ideia de que o silêncio é uma maneira de se evitar os problemas.
Penso que estamos onde estamos por enfrentar os problemas e não evitá-los. As doenças sempre foram um problema para a humanidade e as enfrentamos, a gravidade foi, num passado próximo, um problema e hoje temos satélites em órbita porque ela foi enfrentada e não evitada. 
Na verdade o problema não é, em última análise, o problema. Ademais, quando da existência de um problema, o sorriso não me ajuda muito a resolvê-lo. 
Bons livros, horas de pesquisa e muita dedicação sim, pode me ajudar a resolver um problema.
Sobre o silêncio, outro equívoco, o silêncio não é a maneira de evitar os problemas, pelo contrário, o silêncio pode causar muitos problemas. Vocês lembram do Holocausto? Fruto da loucura de uns e do silêncio de outros.
Uma possível correção da legenda na mensagem acima seria, não fiq…