Pular para o conteúdo principal

Calçada: em busca de uma "solucionática" dessa problemática




A foto acima foi publicada em uma rede social com a legenda chamando atenção para o fato de que 'o pedestre não tem chance.' O autor pedia "Mudanças já !" Acredito que isso é o que todos querem.



Ocupação de espaço público pela iniciativa privada é uma epidemia em nossas cidades. Muitos, que deveriam fiscalizar, fazem vista grossa para esse problema. Será por interesse do capital?


Calçadas (que são espaços públicos) ocupadas pelo privado (carros, placas, mesas, etc.) é um transtorno especialmente em cidades com um elevado número de pedestres idosos, como no caso de Pirenópolis onde a foto foi registrada. Boicotar esse tipo de comércio é uma boa maneira de combater essa prática. Mas isso não tira a responsabilidade da fiscalização do poder público municipal.

Eu já falei em outro post sobre problemas de ruas e calçadas. Na verdade foram várias e diferentes publicações, pois os problemas são muitos e ao que parece, infelizmente, ainda longe de ser resolvido. Um pouco de cidadania e urbanidade ajudaria na "solucionática" dessa problemática.

E você já presenciou eventos dessa natureza? Deixe um comentário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diário de Classe

IMPORTÂNCIA DO PREENCHIMENTO CORRETO DO DIÁRIO DE CLASSE
O Diário de Classe é um documento oficial da Unidade Escolar e um instrumento de responsabilidade do PROFESSOR com a finalidade de registrar e documentar a frequência e o aproveitamento individual do aluno regularmente matriculado. É também, o documento de controle e confirmação do trabalho do professor e dos alunos. Devido à sua importância, deverá ser preenchido somente pelo professor de forma cuidadosa, sem rasuras e à caneta. ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR REFERENTES AO DIÁRIO DE CLASSE - Preencher o diário de classe de acordo com as aulas ministradas, conforme as orientações estabelecidas no Regimento Interno da U.E.; - Garantir a clareza e a sequência lógica nos registros dos conteúdos de forma que seja possível identificar a relação entre o diário de classe e o planejamento pedagógico; - Lançar os registros diariamente; - Preencher o diário com letra legível, sem erros ou rasuras; - Não fazer registros a lápis no diário…

Delação de Antonio Palocci põe TV Globo na mira da Lava Jato

Uma delação que pode comprometer uma das famílias mais ricas e poderosas do Brasil. O ex-ministro Antonio Palocci guarda informações bombásticas. Elas podem dar origem a uma nova fase da Operação Lava Jato para apurar negócios da TV Globo envolvendo sonegação fiscal, empresas de fachada no exterior e negócios em contratos do futebol. Veja na reportagem e depois deixe seu comentário no final desta página!

Vai nevar em Florianópolis?

INTENSA ONDA DE FRIO A CAMINHO PODE SER HISTÓRICA!
A expectativa para a próxima semana entre final de domingo até terça-feira (18) é que as temperaturas despenquem no estado de Santa Catarina, Rio grande do Sul e Paraná.
Em Santa Catarina a possibilidade de neve é alta. Com previsões de 30 cm de precipitação. É evidente que essa previsão é feita para as regiões mais altas do estado, principalmente em Urubici, município da serra catarinense, e suas proximidades.
Perguntinha do professor: aproveitando essa notícia você saberia explicar porque chuva se fala em mm (milímetros) e neve se fala em cm (centímetros) de precipitação? (deixe sua resposta nos comentários).
Em Florianópolis os efeitos do frio serão sentidos principalmente entre segunda-feira (17) e terça-feira (18) com forte possibilidade de geadas pela manhã.
Neve na grande Florianópolis

Na terça-feira ainda sob efeito da fortíssima massa polar sobre SC, predomina o céu claro com poucas nuvens. No topo da serra ainda poderá ter ne…