DOUTOR É QUEM FEZ DOUTORADO?

O SR. ROBERTO REQUIÃO (PMDB - PR. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Presidente, Senador Paim, ontem, nesta t...

Escola e o preparar para o trabalho, de quem?

Não posso aceitar um sociedade na qual uma em cada cinco crianças nasce na pobreza, condição que piora a cada dia. Também não posso aceitar como legítima uma definição de educação na qual nossa tarefa e´preparar os alunos para "funcionarem" facilmente nos "negócios" de tal sociedade. Um país não é uma empresa A escola não é  parte dessa empresa, e sua função não é buscar produzir incessantemente o "capital humano" necessário para administrá-la. Realmente acabamos com nosso próprio conceitos de bem-comum se pensarmos na situação dramática da educação sob esses termos. É algo que diminui o papel dos professores e cria um processo educacional que permanece desconectado das vidas de muitas crianças.
Michael Apple



Quando a escola limita-se a querer preparar para o trabalho, significa que ela está disposta a contribuir com a estrutura de poder imposta e que, para tanto, ajudará fornecendo mão de obra especializada, ordeira e dependente.

Não é isso que meus alunos esperam da escola, se a eles lhes fossem dado o direito de escolha, qual seria a escolha deles? Lembrando que só podemos escolher o que conhecemos. Como posso escolher verde se só me apresentam o azul?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!
Aproveite e visite o site www.geografiaescolar.com.br

Postagens mais visitadas