Pular para o conteúdo principal

Dica para as férias: cinco técnicas para ajudar a criança a meditar

Não consegue nem imaginar aquela criança que parece ligada na tomada sentadinha de olhos fechados, completamente imóvel por mais de cinco segundos? Pois saiba que isso é possível. Claro que não é de um dia para o outro. A meditação se aprende. E, principalmente, com o exemplo. 
Os benefícios valem a pena: redução da hiperatividade, melhoria no desempenho escolar, mais concentração e foco, menos estresse, nervosismo e ansiedade. 
Deborah Rozman, autora do livro Meditação para Crianças, dá três regras básicas para conseguir isso:
"A primeira delas é que a criança não deve se sentir obrigada a praticá-la. A segunda é que o baixinho deve meditar por pouco tempo, alguns minutos apenas. As crianças se distraem muito. A terceira dica é que toda meditação deve seguir uma orientação de adultos, pelo menos no início"

Comece com um minuto apenas. Vendo que a criança consegue se concentrar, vá aumentando o tempo de prática gradativamente.
Algumas técnicas podem ajudar a criança a entrar no estado meditativo:

1) Concentrar na respiração

A técnica baseada no "mindfulness", é bem simples. Peça para a criança se sentar confortavelmente e se concentrar no ar que entra e no ar que sai. Pode ser algo como: "feche seus olhos e se concentre na sensação: o ar que entra friozinho pelo seu nariz e enche o seu peito. Depois sai, esvaziando o peito e passa quentinho, saindo do nariz. Ar entra. Um, dois, três. Ar sai. Um, dois, três".
Outra técnica interessante é usar uma pedrinha, um cristal ou qualquer objeto pequeno e não chamativo em cima da barriguinha da criança deitada. Peça pra ela olhar para a pedrinha que sobe quando o ar entra e desce quando o ar sai.

2) Focar o olhar em um ponto

Pode ser a chama de uma vela, um catavento que gira, um pêndulo, a fumacinha de um incenso. A intenção é que a criança consiga ficar só olhando a imagem por um tempo determinado.

3) Ouvir o sino

Um som que se extende e silencia lentamente é também um jeito bem fácil de fazer as crianças se concentrarem, principalmente as pequenas. Pode ser um sino, a corda de um violão, a nota de um violino, um bowl, até um tambor. Peça para que fechem os olhinhos e escutem o som até ele acabar e o silêncio aparecer. Faça um número de repetições que não canse a criança.

4) Repetir palavras ou frases

 A simples repetição, desde que não seja entediante para a criança, já conduz a um estado meditativo. Podem ser palavras simples como amor, saúde, paz, alegria. Ou frases com um sentido bonito: "Quero tornar-me aquilo que sou: uma criança feita de luz" ou "Do meu coração brotam o amor e a luz que enchem o mundo de paz".

5) Imagens mentais

O adulto pode conduzir uma meditação guiada e relaxante com uma historinha de fácil entendimento. Por exemplo: "Deite-se e feche os olhos. Imagine que agora é uma bonequinha de pano, bem molinha, que se esparrama pelo chão. Sinta os pés molinhos, as pernas, a barriga, as mãos, os braços, os ombros, o pescoço e a cabeça. Tudo está molinho e esparramado". Pode ser a água de uma praia que molha os pés, pernas e braços. Pode ser uma rede que balança para lá e para cá. O tom de voz tem que ser suave. Você pode usar um fundo musical e um incenso calmante também.
Fonte: EBC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diário de Classe

IMPORTÂNCIA DO PREENCHIMENTO CORRETO DO DIÁRIO DE CLASSE
O Diário de Classe é um documento oficial da Unidade Escolar e um instrumento de responsabilidade do PROFESSOR com a finalidade de registrar e documentar a frequência e o aproveitamento individual do aluno regularmente matriculado. É também, o documento de controle e confirmação do trabalho do professor e dos alunos. Devido à sua importância, deverá ser preenchido somente pelo professor de forma cuidadosa, sem rasuras e à caneta. ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR REFERENTES AO DIÁRIO DE CLASSE - Preencher o diário de classe de acordo com as aulas ministradas, conforme as orientações estabelecidas no Regimento Interno da U.E.; - Garantir a clareza e a sequência lógica nos registros dos conteúdos de forma que seja possível identificar a relação entre o diário de classe e o planejamento pedagógico; - Lançar os registros diariamente; - Preencher o diário com letra legível, sem erros ou rasuras; - Não fazer registros a lápis no diário…

Delação de Antonio Palocci põe TV Globo na mira da Lava Jato

Uma delação que pode comprometer uma das famílias mais ricas e poderosas do Brasil. O ex-ministro Antonio Palocci guarda informações bombásticas. Elas podem dar origem a uma nova fase da Operação Lava Jato para apurar negócios da TV Globo envolvendo sonegação fiscal, empresas de fachada no exterior e negócios em contratos do futebol. Veja na reportagem e depois deixe seu comentário no final desta página!

Vai nevar em Florianópolis?

INTENSA ONDA DE FRIO A CAMINHO PODE SER HISTÓRICA!
A expectativa para a próxima semana entre final de domingo até terça-feira (18) é que as temperaturas despenquem no estado de Santa Catarina, Rio grande do Sul e Paraná.
Em Santa Catarina a possibilidade de neve é alta. Com previsões de 30 cm de precipitação. É evidente que essa previsão é feita para as regiões mais altas do estado, principalmente em Urubici, município da serra catarinense, e suas proximidades.
Perguntinha do professor: aproveitando essa notícia você saberia explicar porque chuva se fala em mm (milímetros) e neve se fala em cm (centímetros) de precipitação? (deixe sua resposta nos comentários).
Em Florianópolis os efeitos do frio serão sentidos principalmente entre segunda-feira (17) e terça-feira (18) com forte possibilidade de geadas pela manhã.
Neve na grande Florianópolis

Na terça-feira ainda sob efeito da fortíssima massa polar sobre SC, predomina o céu claro com poucas nuvens. No topo da serra ainda poderá ter ne…