Pular para o conteúdo principal

Todo dia era dia de índio

Conheça o significado de algumas palavras indígenas

Quem acha que os brasileiros falam apenas um idioma, o português, está muito enganado. O território brasileiro registra o oitavo maior número de línguas em uso, boa parte disso com origem nas comunidades indígenas.

O número de línguas, segundo pesquisadores do tema, chegava a 1.078  quando os europeus desembarcaram em  terras brasileiras. Assim como a quantidade de índios, que passou de cinco milhões para cerca de 700 mil nos últimos anos, parte desses idiomas também foram se perdendo com o tempo.

Veja, abaixo, um dicionário com alguns termos indígenas de diferentes etnias e seus respectivos significados:

Alimentos:

Abati: milho
Aaru: Espécie de bolo
Bacuri: fruta popular da região Amazônica
Beiju: também conhecida como tapioca, feita com farinha de mandioca, podendo ser recheada ou não
Cambuci: fruta de uma árvore nativa da mata amazônica com formas parecidas a de potes de cerâmica
Cupuaçu: fruta amazônica  de sabor forte
Ira: mel
Jambu: planta cujas folhas são usadas como tempero
Jerimum: abóbora
Mandioca: todo o mundo conhece, e a maioria adora: é o aipim, a macaxeira, uma raiz que é o principal alimento dos índios brasileiros
Maniçoba: prato feito com folha da mandioca
Pequi: fruta da região Centro-Oeste
Pupunha:  fruto da palmeira
Tucupi: suco da raiz da mandioca-brava

Animais:

Acará: garça
Andirá: morcego
Arapuá: abelha
Cacira: vespa
Grajaú: pássaro
Laurare: marimbondo
Pirá: peixe
Poti: camarão

Cores:

Peba: branco
Ajubá: amarelo
Piranga: vermelho
Una: preto

Fonte: Empresa Brasil de Comunicação S/A - EBC - CREATIVE COMMONS - CC BY 3.0 (Intertítulo nosso).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diário de Classe

IMPORTÂNCIA DO PREENCHIMENTO CORRETO DO DIÁRIO DE CLASSE
O Diário de Classe é um documento oficial da Unidade Escolar e um instrumento de responsabilidade do PROFESSOR com a finalidade de registrar e documentar a frequência e o aproveitamento individual do aluno regularmente matriculado. É também, o documento de controle e confirmação do trabalho do professor e dos alunos. Devido à sua importância, deverá ser preenchido somente pelo professor de forma cuidadosa, sem rasuras e à caneta. ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR REFERENTES AO DIÁRIO DE CLASSE - Preencher o diário de classe de acordo com as aulas ministradas, conforme as orientações estabelecidas no Regimento Interno da U.E.; - Garantir a clareza e a sequência lógica nos registros dos conteúdos de forma que seja possível identificar a relação entre o diário de classe e o planejamento pedagógico; - Lançar os registros diariamente; - Preencher o diário com letra legível, sem erros ou rasuras; - Não fazer registros a lápis no diário…

Sorriso e Silêncio

A mensagem acima, eu li em um perfil de uma rede social. Fiquei pensando sobre os problemas da simplificação da mensagem que aponta para a ideia de que o silêncio é uma maneira de se evitar os problemas.
Penso que estamos onde estamos por enfrentar os problemas e não evitá-los. As doenças sempre foram um problema para a humanidade e as enfrentamos, a gravidade foi, num passado próximo, um problema e hoje temos satélites em órbita porque ela foi enfrentada e não evitada. 
Na verdade o problema não é, em última análise, o problema. Ademais, quando da existência de um problema, o sorriso não me ajuda muito a resolvê-lo. 
Bons livros, horas de pesquisa e muita dedicação sim, pode me ajudar a resolver um problema.
Sobre o silêncio, outro equívoco, o silêncio não é a maneira de evitar os problemas, pelo contrário, o silêncio pode causar muitos problemas. Vocês lembram do Holocausto? Fruto da loucura de uns e do silêncio de outros.
Uma possível correção da legenda na mensagem acima seria, não fiq…