Pular para o conteúdo principal

Criança que escreve à mão aprende a ler melhor

Imagem: sharpemtbr
Desde que o uso dos computadores, tablets e celulares tornou-se quase universal, escrever usando lápis e papel virou algo raro para muitas pessoas. Algumas escolas têm introduzido, cada vez mais cedo, a tecnologia no lugar de cadernos e canetas. Mas será que essa mudança radical faz bem ao desenvolvimento infantil?

Um estudo realizado por neurocientistas da Universidade de Bloomington, nos EUA, avaliou a importância da escrita à mão para o desenvolvimento da criança. Os pesquisadores analisaram o comportamento do cérebro de meninos e meninas não alfabetizados, mas que conheciam as letras, não sabendo ainda como juntá-las para formar as palavras.

Eram dois grupos de crianças. Um foi estimulado a copiar no papel letras diferentes. Outro trabalhou as letras usando o teclado. Além de avaliar a capacidade dos dois grupos, os cientistas monitoraram os cérebros, antes e depois do exercício, por meio de ressonância magnética, para identificar as áreas ativadas e entender o que acontece quando as crianças aprendem as letras.

O que perceberam é que aquelas que copiaram à mão mostraram padrões de ativação do cérebro semelhantes aos de pessoas já alfabetizadas. Já o cérebro das crianças que usaram o teclado para realizar a atividade parecia ficar “ligado”, respondendo de forma diferente.

A conclusão dos exames feitos mostram que a prática à mão ajuda a estabelecer uma ligação entre o processo de escrever e o de aprender a ler. Outro benefício da escrita com lápis ou caneta é o desenvolvimento de habilidades motoras mais sofisticadas, importantes à maturidade cognitiva da criança pequena.

Fonte: EBC - Creative Commons - CC BY 3.0

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diário de Classe

IMPORTÂNCIA DO PREENCHIMENTO CORRETO DO DIÁRIO DE CLASSE
O Diário de Classe é um documento oficial da Unidade Escolar e um instrumento de responsabilidade do PROFESSOR com a finalidade de registrar e documentar a frequência e o aproveitamento individual do aluno regularmente matriculado. É também, o documento de controle e confirmação do trabalho do professor e dos alunos. Devido à sua importância, deverá ser preenchido somente pelo professor de forma cuidadosa, sem rasuras e à caneta. ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR REFERENTES AO DIÁRIO DE CLASSE - Preencher o diário de classe de acordo com as aulas ministradas, conforme as orientações estabelecidas no Regimento Interno da U.E.; - Garantir a clareza e a sequência lógica nos registros dos conteúdos de forma que seja possível identificar a relação entre o diário de classe e o planejamento pedagógico; - Lançar os registros diariamente; - Preencher o diário com letra legível, sem erros ou rasuras; - Não fazer registros a lápis no diário…

Sorriso e Silêncio

A mensagem acima, eu li em um perfil de uma rede social. Fiquei pensando sobre os problemas da simplificação da mensagem que aponta para a ideia de que o silêncio é uma maneira de se evitar os problemas.
Penso que estamos onde estamos por enfrentar os problemas e não evitá-los. As doenças sempre foram um problema para a humanidade e as enfrentamos, a gravidade foi, num passado próximo, um problema e hoje temos satélites em órbita porque ela foi enfrentada e não evitada. 
Na verdade o problema não é, em última análise, o problema. Ademais, quando da existência de um problema, o sorriso não me ajuda muito a resolvê-lo. 
Bons livros, horas de pesquisa e muita dedicação sim, pode me ajudar a resolver um problema.
Sobre o silêncio, outro equívoco, o silêncio não é a maneira de evitar os problemas, pelo contrário, o silêncio pode causar muitos problemas. Vocês lembram do Holocausto? Fruto da loucura de uns e do silêncio de outros.
Uma possível correção da legenda na mensagem acima seria, não fiq…