Pular para o conteúdo principal

Filas invisíveis

Pensando em algumas postagens feitas por amigos em uma rede social falando das insuportáveis filas de carros nas ruas, avenidas e rodovias que cortam Florianópolis não posso deixar de lembrar das outras filas que, no verão insular, apresentam-se como fragmentos da incompreensão humana.

Há fila nos restaurantes, nos estacionamentos próximos ou não das praias, filas nos centros de compras da cidade, nos cinemas e antes disso, para comprar pipoca, fila nos bancos, fila para sonhar (coitado) ser milionário da mega, fila para entrar no ônibus... é fila para (quase) tudo.

As pessoas, com seus aparelhos móveis, ao esperar uma conexão que não caia e que possibilite um mínimo de "navegabilidade" na rede internet formam uma espécie de fila invisível onde o péssimo serviço e o desrespeito com o cliente é quase regra. Fila invisível onde se paga para irritar.

Esperança, (ou não, dependendo do ponto de vista), nas bibliotecas não há filas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diário de Classe

IMPORTÂNCIA DO PREENCHIMENTO CORRETO DO DIÁRIO DE CLASSE
O Diário de Classe é um documento oficial da Unidade Escolar e um instrumento de responsabilidade do PROFESSOR com a finalidade de registrar e documentar a frequência e o aproveitamento individual do aluno regularmente matriculado. É também, o documento de controle e confirmação do trabalho do professor e dos alunos. Devido à sua importância, deverá ser preenchido somente pelo professor de forma cuidadosa, sem rasuras e à caneta. ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR REFERENTES AO DIÁRIO DE CLASSE - Preencher o diário de classe de acordo com as aulas ministradas, conforme as orientações estabelecidas no Regimento Interno da U.E.; - Garantir a clareza e a sequência lógica nos registros dos conteúdos de forma que seja possível identificar a relação entre o diário de classe e o planejamento pedagógico; - Lançar os registros diariamente; - Preencher o diário com letra legível, sem erros ou rasuras; - Não fazer registros a lápis no diário…

Sorriso e Silêncio

A mensagem acima, eu li em um perfil de uma rede social. Fiquei pensando sobre os problemas da simplificação da mensagem que aponta para a ideia de que o silêncio é uma maneira de se evitar os problemas.
Penso que estamos onde estamos por enfrentar os problemas e não evitá-los. As doenças sempre foram um problema para a humanidade e as enfrentamos, a gravidade foi, num passado próximo, um problema e hoje temos satélites em órbita porque ela foi enfrentada e não evitada. 
Na verdade o problema não é, em última análise, o problema. Ademais, quando da existência de um problema, o sorriso não me ajuda muito a resolvê-lo. 
Bons livros, horas de pesquisa e muita dedicação sim, pode me ajudar a resolver um problema.
Sobre o silêncio, outro equívoco, o silêncio não é a maneira de evitar os problemas, pelo contrário, o silêncio pode causar muitos problemas. Vocês lembram do Holocausto? Fruto da loucura de uns e do silêncio de outros.
Uma possível correção da legenda na mensagem acima seria, não fiq…