Pular para o conteúdo principal

Economia de Energia

Vi uma matéria ontem (25) que passou em uma emissora de televisão aberta. Nenhuma novidade nesta matéria.

Sobre a possibilidade de "apagão" e a necessidade de economia de energia, a conta sempre cai no consumo doméstico. E, claro, o consumo doméstico de uma família chamada "classe média" (padrão). Por que o programa não visita uma mansão? Pois assim não teríamos a identidade com a classe media brasileira... Sei... Algum dono de mansão gostaria abrir suas portas para mostrar como trata a energia que usam? Alguém se habilita? Há muitos funcionários desta empresa televisiva que poderia contribuir com a matéria, alguém se habilita?

Por que não analisar o quanto se gasta em energia em uma indústria ou no comercio? Que tal visitar as "lojinhas" de comida rápida no shopping? Melhor, que tal avaliar o quanto se gasta de energia em um shopping? Estou animado com a ideia e vou mais fundo... Que tal analisar o quanto se gasta em energia para manter o Projac (centro de produção da Rede Globo) e toda a parafernália de uma empresa de telecomunicação. E o que estão fazendo para economizar a energia? A água?


Se quiser comparar com o gasto de água, que tal dar uma visitinha nos latifúndios irrigados que plantam produtos destinados ao mercado externo? Veremos que nossa água está sendo levada para outros países. Seus argumentos são a geração de empregos? O aumento das divisas brasileiras? Tudo certo, mas a que custo?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diário de Classe

IMPORTÂNCIA DO PREENCHIMENTO CORRETO DO DIÁRIO DE CLASSE
O Diário de Classe é um documento oficial da Unidade Escolar e um instrumento de responsabilidade do PROFESSOR com a finalidade de registrar e documentar a frequência e o aproveitamento individual do aluno regularmente matriculado. É também, o documento de controle e confirmação do trabalho do professor e dos alunos. Devido à sua importância, deverá ser preenchido somente pelo professor de forma cuidadosa, sem rasuras e à caneta. ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR REFERENTES AO DIÁRIO DE CLASSE - Preencher o diário de classe de acordo com as aulas ministradas, conforme as orientações estabelecidas no Regimento Interno da U.E.; - Garantir a clareza e a sequência lógica nos registros dos conteúdos de forma que seja possível identificar a relação entre o diário de classe e o planejamento pedagógico; - Lançar os registros diariamente; - Preencher o diário com letra legível, sem erros ou rasuras; - Não fazer registros a lápis no diário…

Sorriso e Silêncio

A mensagem acima, eu li em um perfil de uma rede social. Fiquei pensando sobre os problemas da simplificação da mensagem que aponta para a ideia de que o silêncio é uma maneira de se evitar os problemas.
Penso que estamos onde estamos por enfrentar os problemas e não evitá-los. As doenças sempre foram um problema para a humanidade e as enfrentamos, a gravidade foi, num passado próximo, um problema e hoje temos satélites em órbita porque ela foi enfrentada e não evitada. 
Na verdade o problema não é, em última análise, o problema. Ademais, quando da existência de um problema, o sorriso não me ajuda muito a resolvê-lo. 
Bons livros, horas de pesquisa e muita dedicação sim, pode me ajudar a resolver um problema.
Sobre o silêncio, outro equívoco, o silêncio não é a maneira de evitar os problemas, pelo contrário, o silêncio pode causar muitos problemas. Vocês lembram do Holocausto? Fruto da loucura de uns e do silêncio de outros.
Uma possível correção da legenda na mensagem acima seria, não fiq…