Pular para o conteúdo principal

Calendário astronômico 2015

Reproduzimos aqui, com informações do Portal EBC, o calendário astronômico de 2015. Entre os principais destaques estão os dois eclipses solares e dois eclipses lunares (também chamados de luas sangrentas). Os fenômenos solares acontecem em março (total) e setembro (parcial). As luas sangrentas ocorrem em abril e setembro. Desses eclipses, apenas o lunar de 28 de setembro poderá ser visto do Brasil.
Também será possível ver planetas em oposição ao sol em 2015. Neste ano, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno ficarão em face ao sol para quem está na Terra. O fenômeno possibilita uma melhor visualização dos planetas.

Calendário astronômico de 2015

  • Janeiro

    03Chuva de meteoros Quadrantids
    30Cometa Pons-Winnecke passa pela Terra
  • Fevereiro

    Sem dia definidoDawn pousará em Ceres
    O veículo espacial Dawn, da Nasa, deve pousar no planeta anão Ceres no mês de fevereiro deste ano. Será a primeira vez que serão coletadas imagens do asteroide que fica entre Vênus e Marte.
    06Júpiter entra em oposição
    No dia 6 de fevereiro, Júpiter poderá ser visto com mais facilidade da Terra por estar em oposição ao Sol. Isso significa que a Terra ficará exatamente entre Júpiter e o Sol. Será possível ver o planeta gigante com telescópios de médio alcance.
    22Conjunção de Vênus e Marte
    Vênus ficará próximo de Marte neste dia.
  • Março

    02Cometa d’Arrest passa pela Terra
    20Eclipse solar total
    No dia 20, acontece um eclipse solar total. O fenômeno, em que a Lua fica entre a Terra e o Sol, deve durar 2 minutos e poderá ser visto da Europa, Ásia e África. No Brasil, não será possível ver o fenômeno.
  • Abril

    04Eclipse lunar
    A primeira “Lua Sangrenta” de 2015 acontece no início de abril e não poderá ser visto no Brasil. O fenômeno em que o Sol cobre a Lua totalmente vai durar apenas cinco minutos e poderá ser visto da Ásia, região do Pacífico e América do Norte.
    22Chuva de meteoros Lírida
  • Maio

    5Chuva de meteoros Eta Aquárídas
    23Saturno entra em oposição
    No dia 23 de maio o planeta dos anéis entra em oposição ao Sol. Isso significa que a Terra ficará, neste dia, exatamente entre Saturno e o Sol. Com isso, será mais fácil enxergar o planeta e seus anéis.
  • Junho

    16Asteroide 1566 Icarus passa pela Terra
    30Dia do Asteroide
    Cientistas, astronautas e estudiosos criaram um dia para o mundo científico criar alternativas para aumentar o mapeamento de asteroides que passam pela Terra. O Asteroid Day vai apontar para o risco de não se monitorar os fenômenos. Um exemplo que será citado será o asteroide que caiu na Rússia em 2013 e deixou cerca de mil feridos.
  • Julho

    14New Horizons deve pousar em Plutão
    Depois de 9 anos e meio de jornada, o veículo espacial New Horizons deve pousar em Plutão no dia 14 de julho. Será a primeira vez que um veículo espacial chegará ao planeta anão (que já teve status de planeta). Depois de passar por Plutão, o New Horizons deve continuar viagem.
    29Chuva de meteoros Delta Aquárida
  • Agosto

    01Chuva de meteoros Alfa Capricórnideos
    06Chuva de meteoros Iota Aquárida Sul
    12Chuva de meteoros Perseidas
    13Cometa Churyumov-Gerasimenko passa pela Terra
    25Chuva de meteoros Iota Aquárida Norte
  • Setembro

    Netuno entra em oposição
    O planeta azul entra em oposição ao Sol (da visão da Terra) no dia 1º de setembro. Este será o melhor momento para ver e fotografar o planeta.
    13Eclipse solar parcial
    No dia 13 de setembro, o Lua cobrirá o Sol parcialmente. Será possível ver o fenômeno na região sul da África, no sul da Ásia e na Antártica. Não será possível ver o fenômeno do Brasil.
    28Eclipse lunar – Lua Sangrenta
    O único eclipse possível de ser visto do Brasil em 2014 será o que ocorre no dia 28 de setembro. Nele, o sol cobrirá a Lua (que ficará em um tom avermelhado) totalmente durante 1h12min. Além das Américas, a Europa, África e oeste da Ásia poderão assistir ao fenômeno.
  • Outubro

    09Chuva de meteoros Draconid
    11Urano entra em oposição
    No dia 11 de outubro, Urano ficará exatamente na posição oposta ao Sol (na visão da Terra). Este será o melhor momento para ver o planeta. Para isso, será necessário telescópios potentes.
    21Chuva de meteoros Oriônidas
    26Conjunção de Vênus e Júpiter
    Neste dia, Vênus e Júpiter aparecerão próximos pela visão da Terra.
    28Conjunção de Vênus, Marte e Júpiter
    Neste dia, os três planetas formarão um triângulo no céu. É a única vez do ano em que três planetas poderão ser vistos próximos.
  • Novembro

    03Chuva de meteoros Taurid Sul
    17Chuva de meteoros Leônidas
  • Dezembro

    07Conjunção entre a Lua e Vênus
    Neste dia, Vênus poderá ser visto próximo a Lua
    13Chuva de meteoros Geminídas
    22Chuva de meteoros Ursids

    Fonte:Portal EBC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diário de Classe

IMPORTÂNCIA DO PREENCHIMENTO CORRETO DO DIÁRIO DE CLASSE
O Diário de Classe é um documento oficial da Unidade Escolar e um instrumento de responsabilidade do PROFESSOR com a finalidade de registrar e documentar a frequência e o aproveitamento individual do aluno regularmente matriculado. É também, o documento de controle e confirmação do trabalho do professor e dos alunos. Devido à sua importância, deverá ser preenchido somente pelo professor de forma cuidadosa, sem rasuras e à caneta. ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR REFERENTES AO DIÁRIO DE CLASSE - Preencher o diário de classe de acordo com as aulas ministradas, conforme as orientações estabelecidas no Regimento Interno da U.E.; - Garantir a clareza e a sequência lógica nos registros dos conteúdos de forma que seja possível identificar a relação entre o diário de classe e o planejamento pedagógico; - Lançar os registros diariamente; - Preencher o diário com letra legível, sem erros ou rasuras; - Não fazer registros a lápis no diário…

Sorriso e Silêncio

A mensagem acima, eu li em um perfil de uma rede social. Fiquei pensando sobre os problemas da simplificação da mensagem que aponta para a ideia de que o silêncio é uma maneira de se evitar os problemas.
Penso que estamos onde estamos por enfrentar os problemas e não evitá-los. As doenças sempre foram um problema para a humanidade e as enfrentamos, a gravidade foi, num passado próximo, um problema e hoje temos satélites em órbita porque ela foi enfrentada e não evitada. 
Na verdade o problema não é, em última análise, o problema. Ademais, quando da existência de um problema, o sorriso não me ajuda muito a resolvê-lo. 
Bons livros, horas de pesquisa e muita dedicação sim, pode me ajudar a resolver um problema.
Sobre o silêncio, outro equívoco, o silêncio não é a maneira de evitar os problemas, pelo contrário, o silêncio pode causar muitos problemas. Vocês lembram do Holocausto? Fruto da loucura de uns e do silêncio de outros.
Uma possível correção da legenda na mensagem acima seria, não fiq…