Pular para o conteúdo principal

Pedalando com o CTB

Para quem gosta de andar de bicicleta (com segurança) é bom compreender o que diz o CTB.

Art. 58. Nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores.

No flagrante abaixo caso o motorista desvie da bicicleta ele pode bater frontalmente contra o outro veículo que está em sua mão correta. Caso o motorista mantenha em sua mão correta (direita) ele poderá colidir com a bicicleta, mesmo com a frenagem do carro a bicicleta poderá colidir com o mesmo caso não seja feito o desvio para a pista contrária. Se a bicicleta estivesse no mesmo fluxo que os carros (conforme orienta o CTB), o veículo teria a possibilidade de frenagem atrás da bicicleta e, com isso, esperar o melhor momento para ultrapassar (se for o caso) o condutor da mesma.
Exemplo de como não se deve andar de bicicleta em via pública.














O vídeo abaixo é o exemplo correto de como se deve fazer ao andar de bicicleta em vias públicas quando não há ciclofaixa. O carro que está atrás da bicicleta freia e espera o melhor momento para fazer, com segurança, a ultrapassagem.


Veja outro (bom) exemplo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diário de Classe

IMPORTÂNCIA DO PREENCHIMENTO CORRETO DO DIÁRIO DE CLASSE
O Diário de Classe é um documento oficial da Unidade Escolar e um instrumento de responsabilidade do PROFESSOR com a finalidade de registrar e documentar a frequência e o aproveitamento individual do aluno regularmente matriculado. É também, o documento de controle e confirmação do trabalho do professor e dos alunos. Devido à sua importância, deverá ser preenchido somente pelo professor de forma cuidadosa, sem rasuras e à caneta. ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR REFERENTES AO DIÁRIO DE CLASSE - Preencher o diário de classe de acordo com as aulas ministradas, conforme as orientações estabelecidas no Regimento Interno da U.E.; - Garantir a clareza e a sequência lógica nos registros dos conteúdos de forma que seja possível identificar a relação entre o diário de classe e o planejamento pedagógico; - Lançar os registros diariamente; - Preencher o diário com letra legível, sem erros ou rasuras; - Não fazer registros a lápis no diário…

Sorriso e Silêncio

A mensagem acima, eu li em um perfil de uma rede social. Fiquei pensando sobre os problemas da simplificação da mensagem que aponta para a ideia de que o silêncio é uma maneira de se evitar os problemas.
Penso que estamos onde estamos por enfrentar os problemas e não evitá-los. As doenças sempre foram um problema para a humanidade e as enfrentamos, a gravidade foi, num passado próximo, um problema e hoje temos satélites em órbita porque ela foi enfrentada e não evitada. 
Na verdade o problema não é, em última análise, o problema. Ademais, quando da existência de um problema, o sorriso não me ajuda muito a resolvê-lo. 
Bons livros, horas de pesquisa e muita dedicação sim, pode me ajudar a resolver um problema.
Sobre o silêncio, outro equívoco, o silêncio não é a maneira de evitar os problemas, pelo contrário, o silêncio pode causar muitos problemas. Vocês lembram do Holocausto? Fruto da loucura de uns e do silêncio de outros.
Uma possível correção da legenda na mensagem acima seria, não fiq…