De que lado da cerca você está?




Esta imagem circula pela internet (em redes sociais) apregoando que justiça não é igualdade. Na imagem podemos perceber que três pessoas, de tamanhos diferentes, ao receberem igualmente uma caixa cada uma não conseguiriam ver o jogo (aparentemente jogo de beisebol). Justiça, segundo a figura seria dar duas caixas para o menor, uma caixa para a pessoa mediana e nenhuma para o mais alto pois assim, como bem ilustra a imagem, os três poderão observar o jogo.
Curtir e compartilhar é isso que certas redes sociais solicitam que as pessoas façam. Mas é preciso, antes disso, refletir, compreender, questionar.

Minha avaliação de justiça é diferente. Enquanto a imagem induz o leitor na defessa de que justiça é simplesmente fazer distribuição desigual de migalhas, ou seja, quem tem mais (altura) recebe menos (caixa) e quem tem menos (altura) recebe mais (caixa) a injustiça continua presente, pois a imagem revela que nenhum dos três conseguiram entrar no estádio. Para acompanhar o jogo tiveram que utilizar as caixas para burlar a cerca.
Penso que chegaremos a uma melhor compreensão de justiça quando a cerca for derrubada. A cerca simboliza a injustiça, onde alguns privilegiados poderão participar do evento e outros não. 
Quem fica atrás das cercas?
Distribuir, mesmo que de forma desigual, “caixotes” aos pobres não significa que justiça esteja sendo feita. Se as cercas não forem derrubadas não haverá justiça.
Curtir e compartilhar, tudo isso vai depender de que lado da cerca você esta. Então me diga, de que lado da cerca você está?




SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seu e-mail não será publicado.


*