Privatizando o espaço público

Quando discutimos em sala de aula sobre uso indevido do espaço público, em especial nas cidades brasileiras estamos falando, por exemplo, de ações como as vistas nas fotos abaixo onde uma empresa de telefonia/TV e Internet usa, de forma indevida, o espaço da calçada para vender seus produtos.
Não bastasse isso, as pessoas tem que utilizar a rua devido à obstrução da calçada. Essa imagem foi tirada em 28/10/2013 ao lado da escola básica municipal Dilma Lúcia dos Santos na Armação do Pântano do sul em Florianópolis, onde há grande fluxo de alunos na entrada e saída da escola. É possível ver a mesma atitude em outros locais do Sul da ilha como na Rodovia Baldicero Filomeno no Ribeirão da Ilha e na rua do Gramal, no Campeche.
Em sala de aula, faça uma discussão sobre esse problema urbano. Se possível leve outros exemplos sobre a privatização de espaços públicos como o estacionamento de carros em calçadas que, via de regra, são destinadas aos pedestres.
E você, compraria de uma empresa que trata a cidade e a população desta maneira?
Na Armação do Pântano do sul em Florianópolis-SC, empresa particular usando do espaço público para vender seus serviços. (2013). Foto: Santiago Siqueira / www.santiago.pro.brNa Armação do Pântano do sul em Florianópolis-SC, empresa particular usando do espaço público para vender seus serviços. (2013). Foto: Santiago Siqueira / www.santiago.pro.brNa Armação do Pântano do sul em Florianópolis-SC, empresa particular usando do espaço público para vender seus serviços. (2013). Foto: Santiago Siqueira / www.santiago.pro.brNa Armação do Pântano do sul em Florianópolis-SC, empresa particular usando do espaço público para vender seus serviços. (2013). Foto: Santiago Siqueira / www.santiago.pro.brNa Armação do Pântano do sul em Florianópolis-SC, empresa particular usando do espaço público para vender seus serviços. (2013). Foto: Santiago Siqueira / www.santiago.pro.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!
Aproveite e visite o site www.geografiaescolar.com.br

Postagens mais visitadas