Um planeta só para meninas

Novo exoplaneta GJ 504b (Foto: AFP/Nasa)
Usando dados infravermelhos do Telescópio Subaru no Havaí, uma equipe internacional de astrônomos fotografa um planeta gigante, de cor rosa, ao redor da estrela GJ 504. Várias vezes a massa de Júpiter e semelhantes em tamanho, o novo mundo, chamado de GJ 504B, é o planeta de menor massa já detectado em torno de uma estrela como o sol.
Os pesquisadores acham que GJ 504B é cerca de quatro vezes mais massivo do que Júpiter e tem uma temperatura efetiva de cerca de 237 graus Celsius.
Ele orbita a estrela GJ504,  que é um pouco mais quente do que o sol e é pouco visíveis a olho nu na constelação de Virgem. A estrela está 57 anos-luz de distância, e a equipe estima que os sistemas tem cerca de 160 milhões anos.
Sistemas estelares jovens são os alvos mais atraentes para imagens do exoplaneta porque os planetas não existiram tempo suficiente para perder a maior parte do calor de sua formação, o que aumenta seu brilho infravermelho.
Nosso Sol já está em metade de sua vida de produção de energia, mas GJ504 tem apenas um trigésimo de sua idade. Olhar para este sistema é um pouco como ver o nosso próprio sistema planetário em sua juventude.
Fonte: NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!
Aproveite e visite o site www.geografiaescolar.com.br

Postagens mais visitadas