Perigos da Internet

Artigo

Bom demais para ser verdade? Então é provável que seja.

Dicas para evitar que criminosos online ataquem adolescentes
Você acha que só os outros caem em truques ou golpes online? Não é bem assim. Isso pode acontecer com qualquer um de nós, se você ou alguém da sua família não tomar o cuidado necessário, principalmente os adolescentes.
Para ajudar a impedir que seus filhos adolescentes se tornem vítimas de intenções maliciosas, descrevemos aqui alguns sinais indicadores que podem ajudar a revelar uma pessoa mal intencionada.
  • Música grátis, filmes grátis, tudo grátis: todo mundo adora tudo o que é gratuito. E algumas bandas e desenvolvedores de software estão cientes disso. Promoções temporárias, ou aplicativos gratuitos com compras feitas a partir de aplicativos, são muito populares. Porém, tome cuidado com os downloads ilegais encontrados em cantos escuros da Internet. Eles podem causar sérios problemas.
  • Aqui está a verdade: se seus filhos adolescentes estiverem baixando gigabytes de material com copyright, você poderá acabar pagando um preço muito mais alto do que imagina. Mesmo se você conseguir escapar de uma ação legal dos proprietários do copyright, o conteúdo baixado poderá conter malware sem que você saiba. Isso inclui software que pode registrar a sua digitação, enviar spam e muito mais. O risco certamente não vale a pena. Converse com seus filhos sobre isso.
  • Eles ficarão ricos (possivelmente): adolescentes e a promessa de muito dinheiro podem jogar o bom senso pela janela. É uma oferta semelhante à linguiça em frente ao cachorro: faça X para alcançar Y, e normalmente X envolve o envio de dinheiro a estranhos.
  • Aqui está a verdade: se você realmente ganhou ou herdou uma grande quantia de dinheiro, ou se aquele maravilhoso emprego que você pode fazer de casa for uma oferta legítima, por que você deveria pagar para obtê-los? Caso receba um e-mail desse tipo, exclua-o. Não responda, pois isso somente alertará os propagadores de spam de que seu endereço de e-mail está ativo.
  • Aquele encontro online "perfeito": a Internet abriu uma avenida totalmente nova para o encontro de adolescentes. Mas é uma avenida segura? Depende. Alguns usam sites de relacionamento na tentativa de encontrar uma pessoa especial, outros os usam para tentar enganar as pessoas. Qual é a dica para esses últimos? Dinheiro, mais uma vez.
  • A verdade é: os golpistas mudaram sua tática nos sites de relacionamento, em vez de publicarem a foto de um lindo modelo, passaram a ter uma abordagem mais realista. Eles enviam e-mails por um tempo, envolvem o adolescente com conversas simpáticas e só revelam que precisam de dinheiro depois. Aparentemente o pai ou avô dessa pessoa está muito doente (é o que ele alega). O mais provável é que isso seja parte da rotina do golpe. Se isso acontecer, relate aos administradores do site de relacionamentos online e converse com a sua família.
  • Transações muito boas para serem reais: muitos adolescentes adoram ter popularidade na escola. Isso normalmente envolve ter as roupas e tecnologias mais novas, modernas e fantásticas. Mas nada disso é barato, e é por isso que os golpistas oferecem smartphones "gratuitos", empréstimos sem consulta de crédito e diplomas universitários que você pode comprar (apesar de não terem valor algum), capturando ainda muita gente em elaboradas armadilhas.
  • A verdade é que: para os adultos, essas ofertas podem parecer altamente suspeitas, mas os adolescentes ainda não têm muita experiência de vida, e os golpistas se aproveitam disso. Converse com seus filhos. Fale com eles que esses bandidos estão por aí e têm como alvo os adolescentes.
Seria ótimo se a Internet fosse somente paz e amor, mas infelizmente não é. Os jovens podem tentar parecer maduros, mas ainda não são; eles ainda precisam de orientação. Seguir essas dicas e compartilhá-las com seus parentes e amigos pode ajudar a manter os criminosos longe.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!
Aproveite e visite o site www.geografiaescolar.com.br

Postagens mais visitadas