Pular para o conteúdo principal

OS MOVIMENTOS DA TERRA – questões de compreensão p. 73

Disponibilizando sugestões de respostas para atividades de compreensão sobre os movimentos da Terra. Atividades da página 73 do Livro Didático / 2013.

1. Pessoal. Os exemplos podem estar relacionados aos horários de dormir e de estudar, à fotossíntese das plantas, entre outros hábitos. O movimento de rotação terrestre é responsável pela sucessão dos dias e das noites. Ele ocorre porque a Terra gira em torno de si mesma, isto é, ao redor do seu próprio eixo, no sentido oeste-leste. Ela demora de 23 horas, 56 minutos e 4 segundos, período de tempo correspondente a um dia, para dar uma volta completa em torno de si mesma.

2. Pela manhã o Sol está a leste. No final da tarde o Sol está a oeste devido ao seu movimento aparente originado pela rotação da Terra.


3. Devido ao movimento de translação da Terra, que leva 365 dias e seis horas para ser completado, é necessário ser acrescentado um dia a cada quatro anos no calendário. O ano com 366 dias é chamado de bissexto.

4. Não, pois a Lua não possui luz própria e não pode ser considerado uma estrela. Ela é um satélite natural e brilha porque reflete a luz do Sol.


5. Pessoal.

6. Nas regiões de clima temperado, as temperaturas geralmente são baixas no inverno, com a ocorrência de neve abundante em grandes áreas. No outono e na primavera, as temperaturas são, normalmente, amenas e agradáveis, e, no verão, as temperaturas se elevam. Essas características de mudança de temperatura podem ser percebidas ao se observar as paisagens.


7. Nas regiões de clima tropical, as temperaturas são elevadas praticamente o ano todo, por isso torna-se mais difícil perceber as paisagens as mudanças das estações.

8. Os equinócios acontecem quando os raios solares incidem diretamente sobre a linha do Equador, fazendo com que os hemisférios Norte e Sul recebam a mesma quantidade de luz. Os solstícios ocorrem quando os raios solares incidem com intensidade máxima sobre um dos hemisférios e intensidade mínima sobre o outro hemisfério. Essa diferença de intensidade com que os raios solares incidem nos hemisférios terrestres em determinadas épocas do ano se deve à inclinação do eixo de rotação da Terra.
Representação do movimento de Rotação.
Fonte: http://nautilus.fis.uc.pt/astro/hu/movi/images/imagem5.jpg


Representação do movimento de Translação.
Fonte: http://fisica.ufpr.br/grimm/aposmeteo/cap2/cap2-1.html

Comentários

  1. Estas questões são para as turmas de 6° ano.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!
Aproveite e visite o site www.geografiaescolar.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

Diário de Classe

IMPORTÂNCIA DO PREENCHIMENTO CORRETO DO DIÁRIO DE CLASSE
O Diário de Classe é um documento oficial da Unidade Escolar e um instrumento de responsabilidade do PROFESSOR com a finalidade de registrar e documentar a frequência e o aproveitamento individual do aluno regularmente matriculado. É também, o documento de controle e confirmação do trabalho do professor e dos alunos. Devido à sua importância, deverá ser preenchido somente pelo professor de forma cuidadosa, sem rasuras e à caneta. ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR REFERENTES AO DIÁRIO DE CLASSE - Preencher o diário de classe de acordo com as aulas ministradas, conforme as orientações estabelecidas no Regimento Interno da U.E.; - Garantir a clareza e a sequência lógica nos registros dos conteúdos de forma que seja possível identificar a relação entre o diário de classe e o planejamento pedagógico; - Lançar os registros diariamente; - Preencher o diário com letra legível, sem erros ou rasuras; - Não fazer registros a lápis no diário…

Sorriso e Silêncio

A mensagem acima, eu li em um perfil de uma rede social. Fiquei pensando sobre os problemas da simplificação da mensagem que aponta para a ideia de que o silêncio é uma maneira de se evitar os problemas.
Penso que estamos onde estamos por enfrentar os problemas e não evitá-los. As doenças sempre foram um problema para a humanidade e as enfrentamos, a gravidade foi, num passado próximo, um problema e hoje temos satélites em órbita porque ela foi enfrentada e não evitada. 
Na verdade o problema não é, em última análise, o problema. Ademais, quando da existência de um problema, o sorriso não me ajuda muito a resolvê-lo. 
Bons livros, horas de pesquisa e muita dedicação sim, pode me ajudar a resolver um problema.
Sobre o silêncio, outro equívoco, o silêncio não é a maneira de evitar os problemas, pelo contrário, o silêncio pode causar muitos problemas. Vocês lembram do Holocausto? Fruto da loucura de uns e do silêncio de outros.
Uma possível correção da legenda na mensagem acima seria, não fiq…