Pular para o conteúdo principal

Por uma outra Globalização

Ao discutir a introdução do livro Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência univeresal do professor Milton Santos, os alunos da 8ª série da Escola Básica Municipal Batista Pereira (2013) foram estimulados a escrever um breve texto sobre como seria, a partir de seu olhar, essa outra globalização. Varios textos foram escritos e alguns deles encaminhados para nosso site para serem publicados e aqui estão eles:

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 19ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2010.

E.B.M.Batista Pereira

Disciplina: Geografia

Professor: Santiago

Turma: 84

Nome: Rosângela Luiz

 

                                 O mundo como pode ser : Uma outra globalização 

 

      Hoje em dia vemos que o mundo é meio perverso. Mais poderíamos pensar em

como seria um mundo mais justo e humano.

 

      Imagine um mundo sem corrupção, sem desvio de dinheiros de hospitais e educação,

iriamos garantir a vida de mais pessoas e os estudos estariam mais presentes na vida de

muita delas.

 

        Um mundo onde todos respeitariam as leis presentes, não viveriam em um mundo consumista onde o dinheiro às vezes é mais valorizado que pessoas.

 

         Também viveríamos com misturas de raças e culturas diferentes sem preconceitos.

 

*******************************************************

Nome: Brendon miorando
Turma:84

COMO PODERIA SER A GLOBALIZAÇÃO

O mundo hoje em dia é mostrado como fábula, e por isso que a gente não sabe da realidade, pois como é que a medicina esta tão avançada se muitas pessoas ainda morrem de doenças simples ?

O que falo acima é só um exemplo, pois também existem varias outras coisas que são mostradas a nós como fábulas.

O mundo de hoje poderia ser um mundo justo que não tivesse egoístas, que tiram dinheiro do povo ou aumentam os lucros de forma no produto que eles oferecem!

O mundo de hoje também poderia ser um lugar onde nós respeitassemos as diferenças e aceitassemos a opinião do outro (mesmo essas coisas sendo muito dificeis).

Minha opinião é que se os donos dos meios de produção oferecessem maiores salarios aos trabalhadores das fabricas eles teriam maior motivação para trabalhar e produziriam mais (mas isso seria quase impossivel graças as empresas concorrentes).

O mundo também poderia oferecer passagens aéreas mais baratas e podia disponibilizar mais aeroportos, pois traria mais vantagens para quem quisesse viajar (principalmente a negócios) e para quem quisesse fazer universidade em outro lugar.

O mundo também poderia reduzir impostos dos produtos importados de outros países e poderia reduzir os impostos aqui mesmo no brasil.

O mundo também poderia oferecer um tipo de lei mundial que diminui-se a renda do rico e aumenta-se a renda do pobre.

O mundo de hoje também ser um lugar onde, a internet, em vez de oferecer publicidades como jogos ou spams, pudesse oferecer sites informativos que pudessem informar sobre a inflação, impostos, contato com o governo, vagas de emprego, etc.

O mundo de hoje poderia ser um lugar onde o capitalismo fosse um pouquinho mais justo.(de preferencia bem mais do que hoje em dia).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diário de Classe

IMPORTÂNCIA DO PREENCHIMENTO CORRETO DO DIÁRIO DE CLASSE
O Diário de Classe é um documento oficial da Unidade Escolar e um instrumento de responsabilidade do PROFESSOR com a finalidade de registrar e documentar a frequência e o aproveitamento individual do aluno regularmente matriculado. É também, o documento de controle e confirmação do trabalho do professor e dos alunos. Devido à sua importância, deverá ser preenchido somente pelo professor de forma cuidadosa, sem rasuras e à caneta. ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR REFERENTES AO DIÁRIO DE CLASSE - Preencher o diário de classe de acordo com as aulas ministradas, conforme as orientações estabelecidas no Regimento Interno da U.E.; - Garantir a clareza e a sequência lógica nos registros dos conteúdos de forma que seja possível identificar a relação entre o diário de classe e o planejamento pedagógico; - Lançar os registros diariamente; - Preencher o diário com letra legível, sem erros ou rasuras; - Não fazer registros a lápis no diário…

Sorriso e Silêncio

A mensagem acima, eu li em um perfil de uma rede social. Fiquei pensando sobre os problemas da simplificação da mensagem que aponta para a ideia de que o silêncio é uma maneira de se evitar os problemas.
Penso que estamos onde estamos por enfrentar os problemas e não evitá-los. As doenças sempre foram um problema para a humanidade e as enfrentamos, a gravidade foi, num passado próximo, um problema e hoje temos satélites em órbita porque ela foi enfrentada e não evitada. 
Na verdade o problema não é, em última análise, o problema. Ademais, quando da existência de um problema, o sorriso não me ajuda muito a resolvê-lo. 
Bons livros, horas de pesquisa e muita dedicação sim, pode me ajudar a resolver um problema.
Sobre o silêncio, outro equívoco, o silêncio não é a maneira de evitar os problemas, pelo contrário, o silêncio pode causar muitos problemas. Vocês lembram do Holocausto? Fruto da loucura de uns e do silêncio de outros.
Uma possível correção da legenda na mensagem acima seria, não fiq…