Pedalar sim, contra-fluxo não.

Uma coisa está me chamando a atenção pelas ruas por onde passo. E está relacionado com as pessoas que fazem da bicicleta seu veículo de transporte.

Seja criança ou adulto homem ou mulher a esmagadora maioria não anda conforme o previsto no Código Brasileiro de Trânsito.

Bicicleta assim como moto ou carro deve seguir o fluxo do trânsito e não seguir no contra-fluxo.

Umas das maiores dificuldades para quem dirige carro é desviar das bicicletas que insistem em trafegar nas vias pelo contra-fluxo. Quando um ciclista está na mesma mão que o carro e seguindo conforme orientação da legislação, o fluxo do trânsito, para o motorista basta acionar o freio do carro e seguir atrás do ciclista até o melhor momento para ultrapassá-lo.

Quando o motorista se depara com um ciclista que, erradamente vem no contra-fluxo, e na mesma pista, o desvio é imposto e muitas vezes força o carro a se jogar para a pista contrária o que pode provocar um sério acidente caso em sentido contrário venha outro veículo.

Caso o carro se mantenha em sua mão, o choque com a bicicleta que está vindo em sentido contrário, porém na mesma pista, é quase que inevitável.

Por isso digo para observarem isso meus amigos ciclistas, andem sempre na mesma mão que os carros, seguindo o fluxo do trânsito. Evitem acidentes.

Fonte da Imagem: <http://p2.trrsf.com.br/image/fget/cf/619/464/img.terra.com.br/i/2011/03/05/1805645-1842-atm14.jpg>. Acesso em 30/05/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!
Aproveite e visite o site www.geografiaescolar.com.br

Postagens mais visitadas