Dia da Liberdade do Lucro

Um amigo me liga para avisar que hoje 22 de maio alguns postos de combustíveis de Santa Catarina iriam vender o precioso líquido ao preço de 1,76 e que este valor seria o preço da gasolina sem os impostos.

Como acontece todos os anos, alguns postos vendem gasolina mais barata no chamado Dia da Liberdade de Impostos.

Em Florianópolis, um posto na área continental, segundo esse meu amigo, vai vender dois mil litros do combustível por R$ 1,76 nesta quarta-feira.

O preço reflete a ausência de todos os impostos e taxas que incidem sobre o combustível.

O preço com desconto valerá apenas para os primeiros dois mil litros de gasolina, e cada motorista poderá comprar até 15 litros.
A ideia da iniciativa é combater os altos preços e mostrar aos consumidores o peso que têm os impostos sobre o valor dos produtos.

Essa é uma prática que já se repete há alguns anos, não vejo novidade nem vantagem nisso, pelo menos não para os consumidores. O que percebo?

1. É uma grande jogada de marketing para o posto que ganha notoriedade em jornais, no rádio, internet e na televisão. Se ele tivesse que pagar por uma propaganda de seu posto nessas mídias provavelmente o valor dos impostos de 2 mil litros de gasolina não seriam suficientes.

2. Percebo também que para mim, e para muitos outros motoristas, sair de casa, queimar combustível, enfrentar o trânsito, e poluir o ambiente para repor apenas 15 litros de gasolina, isso se eu tiver a sorte encontra-la na bomba não é vantagem nem para mim nem para a cidade.

3. Outra coisa que muito me deixa na dúvida sobre as reais intenções dessas campanhas contra os impostos são o fato de que nunca aparece outro indicador que também onera os consumidores que é o lucro. Porque somente os impostos são tratados como vilões dos preços altos? Bem ou mau, sei onde os impostos são investidos, a corrupção que dilapida parte desse bem público deve ser combatida e não usada como justificativa para ações que reforçam essa corrupção. O que realmente não sei é o que é lucro do valor que pago pelo combustível que utilizo. O dia que tiver uma campanha com o valor da gasolina sem o lucro do proprietário talvez eu comece a acreditar na preocupação dos capitalistas com o nosso país, eu disse talvez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!
Aproveite e visite o site www.geografiaescolar.com.br

Postagens mais visitadas