Pular para o conteúdo principal

Dia da Liberdade do Lucro

Um amigo me liga para avisar que hoje 22 de maio alguns postos de combustíveis de Santa Catarina iriam vender o precioso líquido ao preço de 1,76 e que este valor seria o preço da gasolina sem os impostos.

Como acontece todos os anos, alguns postos vendem gasolina mais barata no chamado Dia da Liberdade de Impostos.

Em Florianópolis, um posto na área continental, segundo esse meu amigo, vai vender dois mil litros do combustível por R$ 1,76 nesta quarta-feira.

O preço reflete a ausência de todos os impostos e taxas que incidem sobre o combustível.

O preço com desconto valerá apenas para os primeiros dois mil litros de gasolina, e cada motorista poderá comprar até 15 litros.
A ideia da iniciativa é combater os altos preços e mostrar aos consumidores o peso que têm os impostos sobre o valor dos produtos.

Essa é uma prática que já se repete há alguns anos, não vejo novidade nem vantagem nisso, pelo menos não para os consumidores. O que percebo?

1. É uma grande jogada de marketing para o posto que ganha notoriedade em jornais, no rádio, internet e na televisão. Se ele tivesse que pagar por uma propaganda de seu posto nessas mídias provavelmente o valor dos impostos de 2 mil litros de gasolina não seriam suficientes.

2. Percebo também que para mim, e para muitos outros motoristas, sair de casa, queimar combustível, enfrentar o trânsito, e poluir o ambiente para repor apenas 15 litros de gasolina, isso se eu tiver a sorte encontra-la na bomba não é vantagem nem para mim nem para a cidade.

3. Outra coisa que muito me deixa na dúvida sobre as reais intenções dessas campanhas contra os impostos são o fato de que nunca aparece outro indicador que também onera os consumidores que é o lucro. Porque somente os impostos são tratados como vilões dos preços altos? Bem ou mau, sei onde os impostos são investidos, a corrupção que dilapida parte desse bem público deve ser combatida e não usada como justificativa para ações que reforçam essa corrupção. O que realmente não sei é o que é lucro do valor que pago pelo combustível que utilizo. O dia que tiver uma campanha com o valor da gasolina sem o lucro do proprietário talvez eu comece a acreditar na preocupação dos capitalistas com o nosso país, eu disse talvez.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diário de Classe

IMPORTÂNCIA DO PREENCHIMENTO CORRETO DO DIÁRIO DE CLASSE
O Diário de Classe é um documento oficial da Unidade Escolar e um instrumento de responsabilidade do PROFESSOR com a finalidade de registrar e documentar a frequência e o aproveitamento individual do aluno regularmente matriculado. É também, o documento de controle e confirmação do trabalho do professor e dos alunos. Devido à sua importância, deverá ser preenchido somente pelo professor de forma cuidadosa, sem rasuras e à caneta. ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR REFERENTES AO DIÁRIO DE CLASSE - Preencher o diário de classe de acordo com as aulas ministradas, conforme as orientações estabelecidas no Regimento Interno da U.E.; - Garantir a clareza e a sequência lógica nos registros dos conteúdos de forma que seja possível identificar a relação entre o diário de classe e o planejamento pedagógico; - Lançar os registros diariamente; - Preencher o diário com letra legível, sem erros ou rasuras; - Não fazer registros a lápis no diário…

Sorriso e Silêncio

A mensagem acima, eu li em um perfil de uma rede social. Fiquei pensando sobre os problemas da simplificação da mensagem que aponta para a ideia de que o silêncio é uma maneira de se evitar os problemas.
Penso que estamos onde estamos por enfrentar os problemas e não evitá-los. As doenças sempre foram um problema para a humanidade e as enfrentamos, a gravidade foi, num passado próximo, um problema e hoje temos satélites em órbita porque ela foi enfrentada e não evitada. 
Na verdade o problema não é, em última análise, o problema. Ademais, quando da existência de um problema, o sorriso não me ajuda muito a resolvê-lo. 
Bons livros, horas de pesquisa e muita dedicação sim, pode me ajudar a resolver um problema.
Sobre o silêncio, outro equívoco, o silêncio não é a maneira de evitar os problemas, pelo contrário, o silêncio pode causar muitos problemas. Vocês lembram do Holocausto? Fruto da loucura de uns e do silêncio de outros.
Uma possível correção da legenda na mensagem acima seria, não fiq…