Brasil: Região Centro-Oeste

Centro-OesteÁrea – 1.612.077,2 km² (18,86% do território nacional).
Estados – Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Distrito Federal.


CARACTERÍSTICAS
O relevo se caracteriza pela predominância do extenso planalto Central . Terrenos antigos e fortemente aplainados pela erosão, que deu origem a chapadões, como os dos Parecis, dos Guimarães e dos Veadeiros. A parte oeste do Mato Grosso do Sul e sudoeste do Mato Grosso é ocupada pela depressão do Pantanal Mato-Grossense, cortada pelo rio Paraguai , cujas cheias inundam a depressão. O clima é tropical semi-úmido, com chuvas de verão . A vegetação é de cerrado nos planaltos e complexa no Pantanal.


POPULAÇÃO
É a menor do Brasil, com 9.871.279 habitantes, equivalentes a 6,5% do país. A densidade demográfica é de 6,12 hab./km², com predomínio urbano (81,3%).

ECONOMIA
Baseada inicialmente nos garimpos de ouro e diamantes, é substituída pela pecuária extensiva, praticada em grandes latifúndios. Na década de 60, a transferência da capital federal para Brasília e a construção de rodovias aceleram o povoamento. A formação de colônias agrícolas, como Ceres (GO) e Dourados (MS), marca o início da agricultura extensiva em escala comercial. A extração de madeira de lei se extingue, junto com a mata natural. Possui as maiores reservas de manganês do país, no maciço de Urucum, no Pantanal, ainda pouco exploradas devido ao difícil acesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!
Aproveite e visite o site www.geografiaescolar.com.br

Postagens mais visitadas