Pular para o conteúdo principal

COMPARAÇÃO ENTRE A COLONIZAÇÃO DE EXPLORAÇÃO E A DE POVOAMENTO

Características

Colonização de exploração

Colonização de povoamento

Objetivo principal

Explorar tudo o que a terra conquistada pudesse fornecer para atender aos interesses comerciais da metrópole e com isso ganhar muito dinheiro e poder.

Povoar o território e construir um novo lar, longe dos conflitos religiosos e da crise econômica européia.

Quanto à economia ou produção

Organização segundo os interesses da metrópole e não segundo as necessidades da colônia.

Organização segundo as necessidades dos colonos e não segundo os interesses da metrópole.

Quanto ao artesanato doméstico e à indústria

Limitado desenvolvimento do artesanato, ou indústria doméstica, com conseqüências até os dias atuais, percebidas no baixo nível de industrialização dos países de passado baseado nesse tipo de exploração.

Grande desenvolvimento do artesanato, ou indústria doméstica, para depender cada vez menos da metrópole. Isso possibilitou um grande desenvolvimento industrial dos países de passado colonial baseado nesse tipo de colonização.

Quanto à agricultura

Formação de grandes propriedades rurais – os latifúndios monocultores, ou seja, grandes propriedades com o cultivo de um só produto destinado à exportação (cana-de-açúcar, algodão, café, etc.).

Formação de pequenas propriedades rurais, com trabalho familiar e produção destinada à auto-subsistência.

Quanto à mão-de-obra

Na América: escravização do negro africano e do indígena, para servir como mão-de-obra nas minas, nas grandes plantações e nos serviços domésticos.

Utilização da “servidão branca”: condenados pela justiça eram enviados às colônias para servir como mão-de-obra gratuita durante certo tempo. Havia ainda o trabalho gratuito a que eram obrigadas as pessoas que não podiam custear as despesas da viagem de sua terra natal até os Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia. O capitão do navio podia vende-las a quem o desejasse, depois de cumprido o período de trabalho gratuito para pagar as despesas de viagem.

Quanto ao contato com os nativos da América

Extermínio e escravização dos nativos e apropriação de suas terras.

Guerras de extermínio dos indígenas e conquista de suas terras.

Fonte: Melhem Adas. Geografia o subdesenvolvimento e o desenvolvimento mundial e o estudo da América. Moderna. V.3 São Paulo, 2001. p 32.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diário de Classe

IMPORTÂNCIA DO PREENCHIMENTO CORRETO DO DIÁRIO DE CLASSE
O Diário de Classe é um documento oficial da Unidade Escolar e um instrumento de responsabilidade do PROFESSOR com a finalidade de registrar e documentar a frequência e o aproveitamento individual do aluno regularmente matriculado. É também, o documento de controle e confirmação do trabalho do professor e dos alunos. Devido à sua importância, deverá ser preenchido somente pelo professor de forma cuidadosa, sem rasuras e à caneta. ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR REFERENTES AO DIÁRIO DE CLASSE - Preencher o diário de classe de acordo com as aulas ministradas, conforme as orientações estabelecidas no Regimento Interno da U.E.; - Garantir a clareza e a sequência lógica nos registros dos conteúdos de forma que seja possível identificar a relação entre o diário de classe e o planejamento pedagógico; - Lançar os registros diariamente; - Preencher o diário com letra legível, sem erros ou rasuras; - Não fazer registros a lápis no diário…

Sorriso e Silêncio

A mensagem acima, eu li em um perfil de uma rede social. Fiquei pensando sobre os problemas da simplificação da mensagem que aponta para a ideia de que o silêncio é uma maneira de se evitar os problemas.
Penso que estamos onde estamos por enfrentar os problemas e não evitá-los. As doenças sempre foram um problema para a humanidade e as enfrentamos, a gravidade foi, num passado próximo, um problema e hoje temos satélites em órbita porque ela foi enfrentada e não evitada. 
Na verdade o problema não é, em última análise, o problema. Ademais, quando da existência de um problema, o sorriso não me ajuda muito a resolvê-lo. 
Bons livros, horas de pesquisa e muita dedicação sim, pode me ajudar a resolver um problema.
Sobre o silêncio, outro equívoco, o silêncio não é a maneira de evitar os problemas, pelo contrário, o silêncio pode causar muitos problemas. Vocês lembram do Holocausto? Fruto da loucura de uns e do silêncio de outros.
Uma possível correção da legenda na mensagem acima seria, não fiq…