Mercúrio 427º C e com gelo

Sonda Messenger encontra água congelada em Mercúrio

Carolina Vilaverde

Sonda Messenger encontra água congelada em Mercúrio

Desde os anos 1970, cientistas da NASA teorizam que Mercúrio deveria ter água em forma de gelo em crateras de seu polo norte. Agora, novas informações coletadas pela sonda Messenger provam que a teoria estava correta: há gelo no planeta.

Mercúrio é o planeta mais perto do Sol e, por isso, sua superfície tem temperaturas médias que podem chegar a cerca de 427º C durante o dia. Parece impossível que gelo tenha se formado, né? Mas, ao contrário da Terra,Mercúrio tem uma inclinação de eixo próxima a zero. Isso significa que nos pólos do planeta existem áreas que nunca recebem luz do sol diretamente. E embaixo desses locais, em crateras, a sonda encontrou evidências definitivas de que há gelo por lá.

E não é pouco gelo: a NASA estima que o pólo norte de Mercúrio tenha entre 100 bilhões e 1 trilhão de toneladas de gelo. Cientistas acreditam que o gelo chegou ao planeta, provavelmente, dentro de cometas e asteroides. E é aí que está o mais legal da descoberta: moléculas orgânicas também chegam em cometas e asteroides. Não existem evidências de vida em Mercúrio, mas a busca agora é pelas sopas de compostos orgânicos que podem dar origem à vida.

Imagem: NASA/Johns Hopkins University Applied Physics Laboratory/Carnegie Institution of Washington/National Astronomy and Ionosphere Center, Arecibo Observatory

Fonte: Superinteressante

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!
Aproveite e visite o site www.geografiaescolar.com.br

Postagens mais visitadas