Senado reforça campanha nacional antirracismo

O Senado aderiu à campanha Igualdade Racial é pra Valer, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir). Lançada no ano passado, a iniciativa busca chamar a atenção para a discriminação e incentivar ações do Estado, do setor privado e da sociedade contra o racismo.

O presidente do Senado, José Sarney, assinou ontem o termo de adesão. Na solenidade, foi apresentado o cronograma das ações que deverão ser realizadas pelo Senado até fevereiro de 2015 — como campanhas de divulgação do Estatuto da Igualdade Racial e cursos a distância no Instituto Legislativo Brasileiro (ILB).

Antes mesmo da assinatura do acordo, o Senado e a Secretaria da Igualdade Racial já haviam colocado a parceria em prática. O primeiro resultado foi a pesquisa sobre a violência contra a juventude negra, coordenada pela Secretaria de Opinião Pública do Senado e aplicada pelo DataSenado.

A ministra da Igualdade Racial, Luiza Bairros, elogiou a realização da pesquisa. Segundo ela, dados ajudam na elaboração de políticas públicas.

José Sarney disse que é preciso agir para acabar com as desigualdades raciais:

— Desde que cheguei ao Congresso Nacional, tenho apoiado todos os movimentos a favor da igualdade racial.

O presidente do Senado citou ações dele como presidente da República (1985-1990), incluindo a criação da Fundação Palmares e o rompimento das relações culturais com a África do Sul, por causa do apartheid.

Segundo a diretora-geral do Senado, Doris Peixoto, o convênio firmado com a Seppir reforça iniciativas que já são realizadas internamente na Casa, como o Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça:

— Ainda há muito a ser feito, mas isso demonstra o compromisso do Senado com a igualdade racial.

Também participaram da solenidade os deputados federais Luiz Alberto (PT-BA), Benedita da Silva (PT-RJ) e Janete Pietá (PT-SP).

Fonte: Jornal do Senado
Foto: Santiago Siqueira /
www.santiago.pro.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!
Aproveite e visite o site www.geografiaescolar.com.br

Postagens mais visitadas