Alfabetização de crianças surdas

Para escrever o livro, Sandra Eli conversou com crianças surdas e educadores (Book Aid International/Creative Commons)

Como ensinar crianças surdas a ler? Este é o tema do livro Formação de Leitores Surdos e a Educação Inclusiva, escrito por Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins e lançado pela Editora Unesp. A publicação está disponível gratuitamente na página da editora, mediante um cadastro simples.

Sandra Eli constatou que a alfabetização de crianças surdas ainda é um desafio para muitos educadores. “Ao serem questionados sobre o planejamento e ensino da leitura, ficavam perplexos com a pergunta, pois pareciam conceber que a aprendizagem da leitura ocorreria num passe de mágica”, analisa a autora a partir dos depoimentos dos professores entrevistados. Estudantes surdos também têm vez entre os registros feitos para o livro: a obra conta ainda com as impressões de um grupo de crianças surdas, matriculadas no sistema público de ensino.

O livro propõe que, ao abrir as portas para o mundo da escrita no idioma do ouvinte e não restringir o acesso da criança surda aos bens culturais, a escola faz com que ela compreenda a língua portuguesa não como um idioma estrangeiro e pertencente ao outro, mas como a sua própria língua, que ela compartilha com os demais. A partir de sua inclusão e do respeito a seus direitos, defende que é possível ampliar o universo em que a criança surda vive e dar ferramentas para que ela participe plenamente do processo de criação cultural.

Reproduzido de Portal EBC, 14/11/2012; intertítulos do Blog do Professor Santiago
Direitos autorais: Creative Commons - CC BY 3.0

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