Pular para o conteúdo principal

RPGeo - Combatendo o subdesenvolvimento

DSCF46955Durante discussão sobre o subdesenvolvimento os alunos da turma 71 perceberam que existem algumas características que podem ser atribuídas aos países ditos subdesenvolvidos.

Optando por discutir duas dessas características – o alto índice de mortalidade infantil e a baixa expectativa de vida – os alunos reunidos em seus países, estão desenvolvendo ações visando combater a mortalidade infantil, bem como, aumentar a expectativa de vida de sua população.

DSCF4692A partir das discussões em grupo, cada país deve divulgar por meio de um folder (pequeno panfleto) as medidas que pretendem lançar mão para melhorar a qualidade de vida de seus habitantes.

Essa atividade didática iniciada nas aulas de geografia, ainda irá dialogar com outras disciplinas como ciências onde os alunos buscarão subsídios para fundamentar suas ações e com a disciplina de língua portuguesa no intuito de compreender a necessidade de uma linguagem específica para este tipo de divulgação de intenções. Existe, ainda, a possibilidade de aproximação com a língua inglesa, onde cada grupo fará a tradução do português para o inglês.

DSCF4690
Em breve os resultados desta produção estarão aqui expostas.

Comentários

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!
Aproveite e visite o site www.geografiaescolar.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

Diário de Classe

IMPORTÂNCIA DO PREENCHIMENTO CORRETO DO DIÁRIO DE CLASSE
O Diário de Classe é um documento oficial da Unidade Escolar e um instrumento de responsabilidade do PROFESSOR com a finalidade de registrar e documentar a frequência e o aproveitamento individual do aluno regularmente matriculado. É também, o documento de controle e confirmação do trabalho do professor e dos alunos. Devido à sua importância, deverá ser preenchido somente pelo professor de forma cuidadosa, sem rasuras e à caneta. ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR REFERENTES AO DIÁRIO DE CLASSE - Preencher o diário de classe de acordo com as aulas ministradas, conforme as orientações estabelecidas no Regimento Interno da U.E.; - Garantir a clareza e a sequência lógica nos registros dos conteúdos de forma que seja possível identificar a relação entre o diário de classe e o planejamento pedagógico; - Lançar os registros diariamente; - Preencher o diário com letra legível, sem erros ou rasuras; - Não fazer registros a lápis no diário…

Sorriso e Silêncio

A mensagem acima, eu li em um perfil de uma rede social. Fiquei pensando sobre os problemas da simplificação da mensagem que aponta para a ideia de que o silêncio é uma maneira de se evitar os problemas.
Penso que estamos onde estamos por enfrentar os problemas e não evitá-los. As doenças sempre foram um problema para a humanidade e as enfrentamos, a gravidade foi, num passado próximo, um problema e hoje temos satélites em órbita porque ela foi enfrentada e não evitada. 
Na verdade o problema não é, em última análise, o problema. Ademais, quando da existência de um problema, o sorriso não me ajuda muito a resolvê-lo. 
Bons livros, horas de pesquisa e muita dedicação sim, pode me ajudar a resolver um problema.
Sobre o silêncio, outro equívoco, o silêncio não é a maneira de evitar os problemas, pelo contrário, o silêncio pode causar muitos problemas. Vocês lembram do Holocausto? Fruto da loucura de uns e do silêncio de outros.
Uma possível correção da legenda na mensagem acima seria, não fiq…