RPGeo - Importação e Exportação de conhecimento

Iphone 09-07-2012 002Durante a aula desta última sexta-feira (06/07/2012) os alunos da T71 da Escola Básica Municipal Batista Pereira, envolvidos no projeto RPGeo (Relatórios e Pesquisas em Geografia) realizaram ampla discussão sobre o que envolve os conceitos País Desenvolvido e País Subdesenvolvido. Em sequência, o diálogo caminhou para uma discussão, em sala, sobre importação e exportação, conceitos importantes para análise e compreensão das formas de regionalização do espaço global.

 

O projeto RPGeo busca uma dinâmica de ensino voltada ao estímulo à pesquisa e Iphone 09-07-2012 001produção de texto. Com essa compreensão, acredita-se que os alunos possam, ao final do Ensino Fundamental, ter uma maior autonomia para a aprendizagem e autoria. O formato em que as aulas de Geografia são ministradas prioriza, ainda, o trabalho em equipe e a reflexão nas tomadas de decisões feitas pelos grupos (países). Cada decisão afeta o desenvolvimento dos “países”, de responsabilidade dos alunos, e, sabendo das consequências de suas atitudes, cada decisão é muito bem pensada e discutida antes de ser apresentada ao professor.

Outro aspecto relevante do projeto é sua forte tendência Iphone 09-07-2012 004interdisciplinar. Os alunos percebem que determinados conteúdos geográficos necessitam de conhecimentos prévios em outras áreas do conhecimento e são estimulados a buscar auxílio, junto aos seus professores de referência, nas demais disciplinas escolares. Com o plantio dessa semente os alunos podem perceber que o conhecimento é importante em sua totalidade valorizando assim todos os momentos de aprendizagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!
Aproveite e visite o site www.geografiaescolar.com.br

Postagens mais visitadas