Pular para o conteúdo principal

REGIONALIZAÇÃO - Divisão pelo domínio climático

Divisão pelo domínio climático

Outra forma de regionalizar o mundo é considerar os aspectos naturais que formam a paisagem: o relevo[1], o clima, a vegetação, o solo e a hidrografia[2]. Esses elementos interagem e formam paisagens diferenciadas.

Nessa regionalização, um dos elementos naturais mais importantes é o clima, pois ele interfere nos tipos de vegetação e de solo, na forma de relevo, no regime dos rios e na forma de ocupação humana, influenciando inclusive algumas atividades econômicas.

clip_image002

Essa divisão é baseada, sobretudo, nas zonas climáticas da Terra, como podemos observar a seguir.

clip_image004

Dividir o mundo pelos domínios da natureza, no caso o climático, é muito relativo. O que percebemos é que os aspectos naturais não são estáticos e imutáveis. Não podemos afirmar, por exemplo, que há desertos apenas nas áreas tropicais, quando também os encontramos em áreas de zona temperada. Nem tampouco podemos afirmar que em toda a região tropical fará calor o ano todo.

Também temos que considerar que a ação do homem no meio ambiente tem provocado alterações climáticas no planeta, contribuindo para a relatividade na classificação por domínios naturais. As estações do ano já não são regulares; podemos ter geadas em áreas até então consideradas livres desse fenômeno, calor exagerado em áreas temperadas, ciclones, furacões e tornados com maiores freqüências, além de outras mudanças.

Outro exemplo em que percebemos essa alteração é o que ocorre no continente africano. A derrubada das matas às margens dos desertos africanos, provocada pela expansão da pecuária. E o crescimento populacional vem aumentando as áreas desérticas.

clip_image005

No continente asiático, o mar Aral, localizado entre as Repúblicas do Uzbequistão e do Cazaquistão, é um dos maiores exemplos da degradação que o homem provoca no meio ambiente. Esse mar é um lago salgado que está secando.

Tempos atrás o governo da antiga União Soviética implantou um sistema de irrigação da lavoura de algodão no país, utilizando dois rios que o alimentavam: o Syr-Daria e  Amu-Daria. O resultado foi um grande impacto ambiental, pois o lago, com menor alimentação das águas desses rios, diminuiu seu tamanho, tendo diminuído também as espécies animais que habitam a região.

Foto: navios encalhados no Mar de Aral.

clip_image007

Verificando a Aprendizagem
Folha de exercícios
Disciplina de Geografia
Professor Santiago Alves de Siqueira
Estudante: _____________________________ Turma    Data ____/____/______.
(responder utilizando caneta cor azul ou preta)

  1. Cite e localize as zonas climáticas da Terra.
  1. De que maneira a ação humana tem provocado alterações no meio ambiente? Cite um exemplo e explique-o.
  1. No mapa abaixo pinte as Zonas Térmicas identificando-as na legenda.

clip_image008


[1] Relevo: diversidade de aspectos da superfície da crosta terrestre, ou seja, o conjunto dos desnivelamentos da superfície do globo.

[2] Hidrografia: estudo das águas continentais e oceânicas do globo terrestre.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diário de Classe

IMPORTÂNCIA DO PREENCHIMENTO CORRETO DO DIÁRIO DE CLASSE
O Diário de Classe é um documento oficial da Unidade Escolar e um instrumento de responsabilidade do PROFESSOR com a finalidade de registrar e documentar a frequência e o aproveitamento individual do aluno regularmente matriculado. É também, o documento de controle e confirmação do trabalho do professor e dos alunos. Devido à sua importância, deverá ser preenchido somente pelo professor de forma cuidadosa, sem rasuras e à caneta. ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR REFERENTES AO DIÁRIO DE CLASSE - Preencher o diário de classe de acordo com as aulas ministradas, conforme as orientações estabelecidas no Regimento Interno da U.E.; - Garantir a clareza e a sequência lógica nos registros dos conteúdos de forma que seja possível identificar a relação entre o diário de classe e o planejamento pedagógico; - Lançar os registros diariamente; - Preencher o diário com letra legível, sem erros ou rasuras; - Não fazer registros a lápis no diário…

Sorriso e Silêncio

A mensagem acima, eu li em um perfil de uma rede social. Fiquei pensando sobre os problemas da simplificação da mensagem que aponta para a ideia de que o silêncio é uma maneira de se evitar os problemas.
Penso que estamos onde estamos por enfrentar os problemas e não evitá-los. As doenças sempre foram um problema para a humanidade e as enfrentamos, a gravidade foi, num passado próximo, um problema e hoje temos satélites em órbita porque ela foi enfrentada e não evitada. 
Na verdade o problema não é, em última análise, o problema. Ademais, quando da existência de um problema, o sorriso não me ajuda muito a resolvê-lo. 
Bons livros, horas de pesquisa e muita dedicação sim, pode me ajudar a resolver um problema.
Sobre o silêncio, outro equívoco, o silêncio não é a maneira de evitar os problemas, pelo contrário, o silêncio pode causar muitos problemas. Vocês lembram do Holocausto? Fruto da loucura de uns e do silêncio de outros.
Uma possível correção da legenda na mensagem acima seria, não fiq…