Férias escolares em 2014 poderão coincidir com período da Copa do Mundo

Era só o que faltava…

A Câmara analisa o Projeto de Lei 1273/11, que determina que as férias escolares em 2014 coincidam com o período dos jogos da Copa do Mundo de Futebol.

Conforme a proposta, em 2014, as férias escolares após o encerramento das atividades letivas do primeiro semestre deverão abranger todo o intervalo de tempo entre a abertura e o encerramento do evento esportivo. A medida valerá para os estabelecimentos de ensino públicos e privados.

“Não podemos deixar de propiciar que os torcedores estejam liberados para participar dessa festa que, no Brasil, ultrapassará as barreiras do esporte para se constituir em grande comemoração cívica”, argumenta o autor, deputado Cleber Verde (PRB-MA). [extraído de Agência Câmara de Notícias]

As férias escolares devem estar relacionadas com questões pedagógicas, interesses locais como por exemplo escolas localizadas no campo onde as férias coincidem com as atividades de plantio ou colheita,  e não vinculadas aos interesses de grandes marcas e empresas globais que expressa a relação capitalista dominante no futebol mundial. Atividade que já foi, de fato, somente esportista.

Além do mais, o argumento de que é preciso deixar que torcedores estejam liberados para participar da “festa” é uma brincadeira de mau gosto. O trabalhador, com ou sem férias nunca foi e não será desta vez que será convidado a participar de uma festa promovida/patrocinada por grandes empresas mundiais. Acreditar que iremos “participar da festa” ou é muita inocência ou é provocação. Agora se participar da festa no entendimento de alguns parlamentares é pagar a conta então sim, todos nós iremos participar, mas neste caso é melhor cancelar as férias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!
Aproveite e visite o site www.geografiaescolar.com.br

Postagens mais visitadas