Pular para o conteúdo principal

Há pena de morte no Brasil?

A Carta Capital publicou uma matéria com Walter Maierovitch, jurista e professor, foi desembargador no TJ-SP. O título da matéria é O boom dos “homicídios legais” onde Maierovitch fala do aumento da pena de morte no mundo. Só nos Estados Unidos, de acordo com a matéria, no chamado corredor da morte, encontravam-se 3.261 condenados em 1º de janeiro de 2011.

Maierovitch diz que o título de “Estado assassino” de 2010 ficou com a China. Das 5.837 ocorridas no planeta, 85% consumaram-se na China. O segundo posto coube ao Irã (564 eliminados) e o terceiro à Coreia do Norte (19). Para que se possa comparar, em 2009 o Irã havia cumprido 402 execuções capitais. A Coreia do Norte matou 17 sentenciados.

Não quero ser inocente ao ponto de acreditar que no Brasil, um dos maiores produtores de grãos do mundo e onde ainda se morre de fome, não tenha, de certa forma, a pena de morte. Neste caso, uma "pena de morte social".

Fico triste ao imaginar quantos, no Brasil, estão no “corredor da morte”... e mais triste ainda é o fato disso estar se naturalizando nas filas dos serviços públicos de saúde, nas mortes pela situação de miserabilidade, devido ao uso de drogas, sem falar na "pena de morte" decretada aos que não têm acesso a uma educação de qualidade e ficam à mercê de uma educação politiqueira e demagógica, voltada ao domínio dos condenados à morte pela sua condição social.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diário de Classe

IMPORTÂNCIA DO PREENCHIMENTO CORRETO DO DIÁRIO DE CLASSE
O Diário de Classe é um documento oficial da Unidade Escolar e um instrumento de responsabilidade do PROFESSOR com a finalidade de registrar e documentar a frequência e o aproveitamento individual do aluno regularmente matriculado. É também, o documento de controle e confirmação do trabalho do professor e dos alunos. Devido à sua importância, deverá ser preenchido somente pelo professor de forma cuidadosa, sem rasuras e à caneta. ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR REFERENTES AO DIÁRIO DE CLASSE - Preencher o diário de classe de acordo com as aulas ministradas, conforme as orientações estabelecidas no Regimento Interno da U.E.; - Garantir a clareza e a sequência lógica nos registros dos conteúdos de forma que seja possível identificar a relação entre o diário de classe e o planejamento pedagógico; - Lançar os registros diariamente; - Preencher o diário com letra legível, sem erros ou rasuras; - Não fazer registros a lápis no diário…

Sorriso e Silêncio

A mensagem acima, eu li em um perfil de uma rede social. Fiquei pensando sobre os problemas da simplificação da mensagem que aponta para a ideia de que o silêncio é uma maneira de se evitar os problemas.
Penso que estamos onde estamos por enfrentar os problemas e não evitá-los. As doenças sempre foram um problema para a humanidade e as enfrentamos, a gravidade foi, num passado próximo, um problema e hoje temos satélites em órbita porque ela foi enfrentada e não evitada. 
Na verdade o problema não é, em última análise, o problema. Ademais, quando da existência de um problema, o sorriso não me ajuda muito a resolvê-lo. 
Bons livros, horas de pesquisa e muita dedicação sim, pode me ajudar a resolver um problema.
Sobre o silêncio, outro equívoco, o silêncio não é a maneira de evitar os problemas, pelo contrário, o silêncio pode causar muitos problemas. Vocês lembram do Holocausto? Fruto da loucura de uns e do silêncio de outros.
Uma possível correção da legenda na mensagem acima seria, não fiq…