Pular para o conteúdo principal

Aulas no CFH da UFSC são adiadas

Nota de Esclarecimento do Conselho de Unidade do CFH

1. O Conselho de Unidade do CFH, em reunião realizada nesta quarta-feira, dia 03/08/2011, deliberou por unanimidade pelo adiamento do início das aulas do próximo semestre, por avaliar que não há condições mínimas administrativas para assegurar, com responsabilidade, o início das aulas. Para tomada dessa decisão foram apontadas as seguintes questões:

  • Desde 09/06/2011 que o Conselho de Unidade do CFH manifesta sua preocupação com a situação em relação à continuidade das atividades acadêmicas e à falta de condições de permanência dos estudantes na UFSC, ocasionada pelo fechamento do Restaurante Universitário, da Biblioteca Central, do LABUFSC e das Secretarias dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação. Apesar destas dificuldades, deliberamos que as atividades do semestre 2011.1 deveriam ser concluídas, mas, caso o movimento legítimo dos técnicos-administrativos continuasse, seria realizada uma nova avaliação sobre a situação;
  • A Direção do CFH e o Conselho de Unidade informaram à Reitoria, em reuniões nos dias 22/06, 27/06 e 25/07 sobre a precariedade da situação e preocupações com o início do próximo semestre. Cabe ressaltar que, na reunião do dia 25/07, fomos informados que, na primeira semana de agosto, a situação seria avaliada pela administração central;
  • Até 03/08/2011, não houve qualquer comunicado oficial sobre quais encaminhamentos institucionais em relação à falta de condições administrativas e de infra-estrutura para o reinício das atividades de ensino, entre elas: a falta de condições de permanência dos estudantes na UFSC; os prejuízos graves a qualidade de ensino; a falta de condições de manutenção da infra-estrutura sanitária pelo fornecimento insuficiente de materiais de limpeza e de consumo; a continuidade do fechamento da maioria do setores responsáveis pelas atividades administrativas da Graduação e da Pós-Graduação, agravado pela permanência do fechamento do LABUFSC, RU e BU Central e Setorial.
  • Impossibilidade de oferecer informações específicas e atendimento geral aos estudantes, sem orientação e procedimentos administrativos adequados.

2. Assim, no dia 08/08, segunda-feira, às 14h, no auditório do CFH, será realizada uma reunião deliberativa do Conselho de Unidade do CFH, aberta à comunidade, para avaliar novamente a situação e as possibilidades de início do semestre na semana de 15/08. Ainda na segunda-feira, durante todo o dia, será feita uma comissão de recepção aos estudantes pelos Coordenadores de Graduação, Pós-Graduação e Chefes de Departamento para esclarecer a comunidade sobre a situação.
3. O Conselho de Unidade esclarece que realizará avaliações contínuas e permanentes, que serão informadas na página www.cfh.ufsc.br.

Originalmente publicado em www.cfh.ufsc.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diário de Classe

IMPORTÂNCIA DO PREENCHIMENTO CORRETO DO DIÁRIO DE CLASSE
O Diário de Classe é um documento oficial da Unidade Escolar e um instrumento de responsabilidade do PROFESSOR com a finalidade de registrar e documentar a frequência e o aproveitamento individual do aluno regularmente matriculado. É também, o documento de controle e confirmação do trabalho do professor e dos alunos. Devido à sua importância, deverá ser preenchido somente pelo professor de forma cuidadosa, sem rasuras e à caneta. ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR REFERENTES AO DIÁRIO DE CLASSE - Preencher o diário de classe de acordo com as aulas ministradas, conforme as orientações estabelecidas no Regimento Interno da U.E.; - Garantir a clareza e a sequência lógica nos registros dos conteúdos de forma que seja possível identificar a relação entre o diário de classe e o planejamento pedagógico; - Lançar os registros diariamente; - Preencher o diário com letra legível, sem erros ou rasuras; - Não fazer registros a lápis no diário…

Sorriso e Silêncio

A mensagem acima, eu li em um perfil de uma rede social. Fiquei pensando sobre os problemas da simplificação da mensagem que aponta para a ideia de que o silêncio é uma maneira de se evitar os problemas.
Penso que estamos onde estamos por enfrentar os problemas e não evitá-los. As doenças sempre foram um problema para a humanidade e as enfrentamos, a gravidade foi, num passado próximo, um problema e hoje temos satélites em órbita porque ela foi enfrentada e não evitada. 
Na verdade o problema não é, em última análise, o problema. Ademais, quando da existência de um problema, o sorriso não me ajuda muito a resolvê-lo. 
Bons livros, horas de pesquisa e muita dedicação sim, pode me ajudar a resolver um problema.
Sobre o silêncio, outro equívoco, o silêncio não é a maneira de evitar os problemas, pelo contrário, o silêncio pode causar muitos problemas. Vocês lembram do Holocausto? Fruto da loucura de uns e do silêncio de outros.
Uma possível correção da legenda na mensagem acima seria, não fiq…