Pular para o conteúdo principal

Sobra ideias, falta conhecimento

A Câmara de Deputados está cheia de boas intenções mas falta conhecimento do que é, de fato, educação escolar. Querem juntar tudo dentro de um único espaço de ensino como se isso fosse possível e pedagógico.

O problema é que cada “iluminado” quer fazer valer sua ideia e assim só se preocupam com uma parte do objeto sem entende-lo.

Uma rápida passagem pela página da Agência Câmara é possível ver as seguintes propostas (em menos de uma semana de pesquisa) ligadas à educação:

22/07/2011 - Escolas públicas e privadas podem ser obrigadas a alfabetizar em braile

21/07/2011 - Proposta inclui empreendedorismo no currículo escolar

21/07/2011 - Ensino fundamental poderá ter jornada de sete horas

20/07/2011 - Projeto torna obrigatório ensino de cultura árabe e islâmica nas escolas

19/07/2011 - Projeto inclui direitos humanos nas diretrizes da educação básica

Será que esse é o ensino escolar que precisamos?

Escola faz parte da vida, não a é.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diário de Classe

IMPORTÂNCIA DO PREENCHIMENTO CORRETO DO DIÁRIO DE CLASSE
O Diário de Classe é um documento oficial da Unidade Escolar e um instrumento de responsabilidade do PROFESSOR com a finalidade de registrar e documentar a frequência e o aproveitamento individual do aluno regularmente matriculado. É também, o documento de controle e confirmação do trabalho do professor e dos alunos. Devido à sua importância, deverá ser preenchido somente pelo professor de forma cuidadosa, sem rasuras e à caneta. ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR REFERENTES AO DIÁRIO DE CLASSE - Preencher o diário de classe de acordo com as aulas ministradas, conforme as orientações estabelecidas no Regimento Interno da U.E.; - Garantir a clareza e a sequência lógica nos registros dos conteúdos de forma que seja possível identificar a relação entre o diário de classe e o planejamento pedagógico; - Lançar os registros diariamente; - Preencher o diário com letra legível, sem erros ou rasuras; - Não fazer registros a lápis no diário…

Sorriso e Silêncio

A mensagem acima, eu li em um perfil de uma rede social. Fiquei pensando sobre os problemas da simplificação da mensagem que aponta para a ideia de que o silêncio é uma maneira de se evitar os problemas.
Penso que estamos onde estamos por enfrentar os problemas e não evitá-los. As doenças sempre foram um problema para a humanidade e as enfrentamos, a gravidade foi, num passado próximo, um problema e hoje temos satélites em órbita porque ela foi enfrentada e não evitada. 
Na verdade o problema não é, em última análise, o problema. Ademais, quando da existência de um problema, o sorriso não me ajuda muito a resolvê-lo. 
Bons livros, horas de pesquisa e muita dedicação sim, pode me ajudar a resolver um problema.
Sobre o silêncio, outro equívoco, o silêncio não é a maneira de evitar os problemas, pelo contrário, o silêncio pode causar muitos problemas. Vocês lembram do Holocausto? Fruto da loucura de uns e do silêncio de outros.
Uma possível correção da legenda na mensagem acima seria, não fiq…