Pular para o conteúdo principal

Dia Útil

Este Posto foi escrito em janeiro de 2004 e aqui eu o reapresento:

DIA ÚTIL

Segundo o dicionário Aurélio a palavra útil pode ter os seguintes significados:

1. Que pode ter algum uso ou serventia: objeto útil.

2. Proveitoso, vantajoso: negócio útil.

3. Diz-se de período reservado ao trabalho produtivo: tempo útil e tempo de lazer.

4. Determinado por lei: Extinguiu-se o prazo útil para a apresentação do recurso.

Nos interessa aqui analisar, a palavra útil, destinada para justificar o dito "dia útil".

É fácil perceber que Dia útil é o "período reservado ao trabalho produtivo". Partindo dessa constatação percebi que ao trabalho produtivo destinamos cinco dias da semana (às vezes seis) nos restando um dia só para fazermos tudo aquilo que não seja trabalho produtivo.

Aí veio o conflito, pois sempre pensei que fazer pequenos reparos em casa nos finais de semana fosse algo produtivo além de uma higiene mental incrível. Comecei então a duvidar de qualquer coisa que eu me propunha a fazer pelo simples fato de que, seja lá o que fosse feito, isso não seria um trabalho produtivo, pois não era realizado em dia útil e sim, no máximo, um trabalho, porem, não produtivo. E considerando o mundo em que vivemos, se não é útil porque fazê-lo?

Entrei mesmo em parafuso quando percebi que o contrário de dia útil poderia ser dia inútil, pois a definição de inútil pode ser o "não útil; sem préstimo (préstimo: qualidade do que presta)". Então analisando bem de perto é oportuno pensar que o contrário de dia útil é o dia inútil ou em outras palavras um dia imprestável. E porque eu entrei em parafuso, fácil entender:

Dia útil: Diz-se de período reservado ao trabalho produtivo.

Contrário de útil: inútil.

Inútil: aquilo que não presta.

Dia inútil: Dia imprestável.

Resumindo, de segunda a sexta é considerado dia útil porque reservo a maior parte do meu tempo para o trabalho produtivo (capitalista). Sábado e domingo, que geralmente destino a maior parte do tempo para a minha família e amigos, não é considerado útil é um dia inútil, imprestável.

O trabalho produtivo, a que se refere o dia útil, é a atividade humana criadora de bens e de serviços capazes de suprir as necessidades econômicas do homem.

A quem interessa o tal trabalho produtivo? Aos donos dos meios de produção, é óbvio. É através da exploração, da mais-valia desse trabalho que se obtêm o lucro e a acumulação da riqueza.

Quem são os donos dos meios de produção? A classe dos proletários? A camada social formada de indivíduos que se caracterizam por sua qualidade permanente de assalariados e por seus modos de vida, atitudes e reações decorrentes de tal situação? Creio que não.

Não quero aqui questionar a importância do trabalho produtivo. Mas sim a outorga dada ao grande capital em dizer o que é útil e o que é o fim da semana ou em outras palavras o que é útil e o que é inútil em nossas vidas.

Para mim, passar um "final de semana" passeando com minha família, visitando os amigos ou simplesmente escrevendo um artigo como esse é algo útil sim. Perdoem-me aqueles que pensam o contrário.

Professor Santiago Alves de Siqueira

Florianópolis – SC - 01/2004

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diário de Classe

IMPORTÂNCIA DO PREENCHIMENTO CORRETO DO DIÁRIO DE CLASSE
O Diário de Classe é um documento oficial da Unidade Escolar e um instrumento de responsabilidade do PROFESSOR com a finalidade de registrar e documentar a frequência e o aproveitamento individual do aluno regularmente matriculado. É também, o documento de controle e confirmação do trabalho do professor e dos alunos. Devido à sua importância, deverá ser preenchido somente pelo professor de forma cuidadosa, sem rasuras e à caneta. ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR REFERENTES AO DIÁRIO DE CLASSE - Preencher o diário de classe de acordo com as aulas ministradas, conforme as orientações estabelecidas no Regimento Interno da U.E.; - Garantir a clareza e a sequência lógica nos registros dos conteúdos de forma que seja possível identificar a relação entre o diário de classe e o planejamento pedagógico; - Lançar os registros diariamente; - Preencher o diário com letra legível, sem erros ou rasuras; - Não fazer registros a lápis no diário…

Sorriso e Silêncio

A mensagem acima, eu li em um perfil de uma rede social. Fiquei pensando sobre os problemas da simplificação da mensagem que aponta para a ideia de que o silêncio é uma maneira de se evitar os problemas.
Penso que estamos onde estamos por enfrentar os problemas e não evitá-los. As doenças sempre foram um problema para a humanidade e as enfrentamos, a gravidade foi, num passado próximo, um problema e hoje temos satélites em órbita porque ela foi enfrentada e não evitada. 
Na verdade o problema não é, em última análise, o problema. Ademais, quando da existência de um problema, o sorriso não me ajuda muito a resolvê-lo. 
Bons livros, horas de pesquisa e muita dedicação sim, pode me ajudar a resolver um problema.
Sobre o silêncio, outro equívoco, o silêncio não é a maneira de evitar os problemas, pelo contrário, o silêncio pode causar muitos problemas. Vocês lembram do Holocausto? Fruto da loucura de uns e do silêncio de outros.
Uma possível correção da legenda na mensagem acima seria, não fiq…