Pular para o conteúdo principal

Educação define calendário escolar 2011

Educação estabeleceu o Dia 14 de fevereiro como início do ano letivo de 2011.

A Secretaria de Educação da Capital estabeleceu o dia 14 de fevereiro para o início do ano letivo de 2011 da rede municipal de ensino. A partir desta data funcionará o primeiro semestre para alunos de escolas, creches, núcleos de educação infantil (NEIs) e núcleos de educação de jovens e adultos (EJA).

As férias escolares do meio do ano estão fixadas de 16 a 31 de julho e o ano letivo será encerrado no dia 21 de dezembro. A carga horária total será de no mínimo 800 horas, o que implica 200 dias de efetivo trabalho educacional. A frequência mínima exigida para os alunos será de 75 por cento.

Toda suspensão de atividade deverá ser compensada, mediante proposta pedagógica previamente aprovada pela Secretaria Municipal de Educação.

No primeiro semestre, haverá a interrupção de expediente nos dias 7 e 8 de março, devido ao Carnaval. Os estabelecimentos de ensino também estarão em recesso no dia 23 de março, por conta da emancipação política do município, bem como no dia 21 de abril, Dia de Tiradentes, e no dia 22 de abril, pelo Feriado Nacional da Paixão de Cristo. No dia 23 de junho, as atividades serão suspensas devido ao feriado de Corpus Christi e no dia 24 as atividades igualmente serão interrompidas com compensação.

No segundo semestre, que começa no dia 1º de agosto, não haverá aulas nos feriados nacionais de 7 de setembro (Independência do Brasil) e 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida), assim como no dia 15 de outubro, devido ao feriado do Dia do Professor.  No dia 2 de novembro há o feriado de Finados. No dia 14 as atividades serão paralisadas em compensação ao Dia do Servidor Público e no dia 15 será comemorado a Proclamação da República.

 

Calendário Escolar 2011

Mês                  -                     Dia                    -                  Atividade

  • Fevereiro: 10 e 11 - Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo

14 - Início do Efetivo Trabalho Educativo/Escolar – Ano Letivo

  • Março:       07 e 08 - Carnaval

                       09 - Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo ou Atividade Suspensa com Compensação

                        23 - Feriado Municipal – Emancipação do Município

  • Abril:         21 - Feriado Nacional – Tiradentes

                        22  - Feriado Nacional – Sexta-feira da Paixão de Cristo

  • Maio:         01 - Feriado Nacional – Dia do Trabalho
  • Junho:       23 - Feriado Nacional – Corpus Christi

24 - Atividade Suspensa

  • Julho:       15 - Término do Efetivo Trabalho Educativo / Semestre Letivo

                      16 a 31 - Férias Escolares

  • Agosto:     01 - Início do Efetivo Trabalho Educativo / Semestre Letivo
  • Setembro: 07 - Feriado Nacional – Independência do Brasil
  • Outubro:   12        - Feriado Nacional – Nossa Senhora Aparecida

                        15 - Feriado Escolar – Dia do Professor

  • Novembro: 02 - Feriado Nacional – Finados

                        14 - Atividade Suspensa – Em Compensação ao Dia do Servidor Público

                         15 - Feriado Nacional – Proclamação da República

  • Dezembro:  21 - Término do Efetivo Trabalho Educativo/Escolar – Ano Letivo.

Fonte: www.pmf.sc.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diário de Classe

IMPORTÂNCIA DO PREENCHIMENTO CORRETO DO DIÁRIO DE CLASSE
O Diário de Classe é um documento oficial da Unidade Escolar e um instrumento de responsabilidade do PROFESSOR com a finalidade de registrar e documentar a frequência e o aproveitamento individual do aluno regularmente matriculado. É também, o documento de controle e confirmação do trabalho do professor e dos alunos. Devido à sua importância, deverá ser preenchido somente pelo professor de forma cuidadosa, sem rasuras e à caneta. ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR REFERENTES AO DIÁRIO DE CLASSE - Preencher o diário de classe de acordo com as aulas ministradas, conforme as orientações estabelecidas no Regimento Interno da U.E.; - Garantir a clareza e a sequência lógica nos registros dos conteúdos de forma que seja possível identificar a relação entre o diário de classe e o planejamento pedagógico; - Lançar os registros diariamente; - Preencher o diário com letra legível, sem erros ou rasuras; - Não fazer registros a lápis no diário…

Sorriso e Silêncio

A mensagem acima, eu li em um perfil de uma rede social. Fiquei pensando sobre os problemas da simplificação da mensagem que aponta para a ideia de que o silêncio é uma maneira de se evitar os problemas.
Penso que estamos onde estamos por enfrentar os problemas e não evitá-los. As doenças sempre foram um problema para a humanidade e as enfrentamos, a gravidade foi, num passado próximo, um problema e hoje temos satélites em órbita porque ela foi enfrentada e não evitada. 
Na verdade o problema não é, em última análise, o problema. Ademais, quando da existência de um problema, o sorriso não me ajuda muito a resolvê-lo. 
Bons livros, horas de pesquisa e muita dedicação sim, pode me ajudar a resolver um problema.
Sobre o silêncio, outro equívoco, o silêncio não é a maneira de evitar os problemas, pelo contrário, o silêncio pode causar muitos problemas. Vocês lembram do Holocausto? Fruto da loucura de uns e do silêncio de outros.
Uma possível correção da legenda na mensagem acima seria, não fiq…